O PROBLEMA DO MÉTODO NAS CIENCIAS HUMANAS

Páginas: 2 (427 palavras) Publicado: 30 de janeiro de 2015
O PROBLEMA DO MÉTODO NAS CIENCIAS HUMANAS
Sem sombra de dúvidas a filosofia foi a base fundamental para o surgimento da ciência. Através da indagação, questionamento, contraposição de ideias quegrandes filósofos como Platão, Aristóteles e Sócrates deixaram um rico legado para a filosofia e também para a metodologia do trabalho científico. Se baseando nestes princípios que os filósofos atuaiscomo os autores deste artigo Prof. Dr. José Carlos Godoy Camargo e o Prof. Ms. Ivo Eslebão realizam seus trabalhos e análises. O empirismo e os ideais iluministas foram de extrema importância para aconstituição das ciências humanas. O conhecimento científico é baseado na ocorrência dos fatos. A relação causal é explicita no campo humanístico. Os fatores históricos estão profundamente associados ásciências humanas.
A geografia desenvolve uma forte conexão disciplinar com outras ciências como a história, sociologia, filosofia, economia, etc. A geografia física e humana apresenta uma intensadicotomia. A geografia e o conhecimento científico tem a função de compreender os fenômenos em seus diversos aspectos cultural, social, ambiental, etc. O empirismo presente na corrente positivista éconsiderado lógico. A sistematização da geografia foi de extrema importância para que surgissem novas formas de metodologia para a produção do conhecimento científico. As variadas formas de ideologiaestão impregnadas no aspecto humanístico. As ciências humanas visam compreender a realidade. A corrente da geografia crítica que surgiu na década de 70, abordou vários temas humanísticos semprerefletindo sobre a relação entre o homem e a sociedade.
A geografia é uma ciência complexa, ou seja, uma totalidade formada por várias partes constituintes. A partir da análise das contradições sociais sãopropostas transformações através de hipóteses e ações práticas. O método utilizado pelos geógrafos tradicionais se contrapõem aos geógrafos atuais. Os geógrafos quantitativos se basearam na corrente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodo das Ciencias humanas
  • História da ciência: objetos, métodos e problemas.
  • A NOÇÃO DE MÉTODO E ALGUNS PROBLEMAS FUNDAMENTAIS NAS CIÊNCIAS
  • O desenvolvimento do método cientifico, ciência grega e ciências humanas e seus aspectos gerais.
  • problemas de metodos
  • Ciencias humanas
  • Ciencias humanas
  • A CIENCIA HUMANA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!