O problema de ser sujeito

Páginas: 2 (272 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

O problema de ser sujeito

O ser humano é o produto da sua subjetividade e das suas experiências sociais, masmuitas vezes devido a esses fatores ele acaba se tornando objeto, ou seja, um ser acomodado e manipulado, ao invés de tornar-se sujeito, sujeito aquele que temautonomia e que é legislador de si mesmo.
Segundo Paulo Freire, o homem deve ser integrado para ser sujeito, ou seja, ele deve exercitar e agir na sua liberdade, assumiras suas tarefas e analisá-las, para que possa se posicionar criticamente e tomar decisões que alterem sua realidade, caso isso não aconteça o ser humano se coisifica,ou seja, fica submisso as autoridades, prefere que os outros pensem e façam as coisas por ele, se acomoda, se torna objeto, e assim, permanece na minoridade. Essaminoridade pelo qual o próprio homem é responsável, segundo Immanuel Kant, é a incapacidade do ser humano de fazer uso do seu próprio entendimento, para que ele sedesprenda dessa minoridade ele deve buscar o esclarecimento, e quando o esclarecimento é alcançado o homem passa a ser sujeito.
Jean Paul Sartre afirma em ‘’Oexistencialismo é humanismo’’ que o homem só existe na medida em que se realiza ou age. Um pensamento parecido pode ser encontrado na Dialética em Paulo Freire, onde elediz que nota-se na humanidade um movimento constante e contínuo de pensar e agir, esse movimento é denominado dialética. Quando o homem age e pensa ele passa aconhecer a si mesmo e o ambiente em que esta inserido, liderando assim sua autonomia, e exercendo seu papel de sujeito na sociedade.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mulan: Problemas do Género e da Identidade do Sujeito
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: UM PROBLEMA A SER ENFRENTADO
  • Um problema a ser tratado de forma multidimensional
  • Um problema inacabável que precisa ser acabavel
  • O embrião pode ser considerado um sujeito de direitos
  • Como acelerar a transição do ser humano do “individuo” ao “sujeito”?
  • “COMO É SER UM MORCEGO” A CONSCIÊNCIA E O PROBLEMA MENTE E CORPO
  • quais problemas de saúde podem ser causados pelo iodo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!