O problema da água em seu aspecto político-ideológico

Páginas: 5 (1091 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2015
O PROBLEMA DA ÁGUA, EM SEU ASPECTO POLÍTICO-IDEOLÓGICO.
O desenho institucional que esteia as relações de poder em torno da água, no Brasil, e o discurso que o acompanha, traz para a cena política uma aparente novidade, qual seja, a de está sendo colocado em xeque o “operando” que suscitou o estágio atual de escassez de água, em quantidade e qualidade.
O Estado entende que esteja sendo eficazna sinalização de sua vontade política em torno da universalização do acesso à água potável; da descentralização dos espaços decisórios; do fomento de uma hermenêutica diatópica na construção de uma nova práxis socioambiental.
Donde seu anseio para que se constitua um imaginário pautado pela ideia de que a sua interlocução com a sociedade no tema das águas encontra-se em alteração substantiva,orientando-se para um compromisso de transformação social; isto é, no enfrentamento das desigualdades socioeconômicas que se expressam no acesso aos mínimos vitais e sociais bem como no fomento à dialogicidade de saberes e conhecimentos nas arenas decisórias.
Ocorre, todavia, que um processo de transformação social implicaria na superação da trama historicamente constituída na lógica centralista eelitista (FERNANDES, 1960). Tratar-se-ia de algo que não passaria despercebido à coletividade, na sua multifacetada e conflituosa composição, devido às inúmeras narrativas que esse fenômeno ganharia, produzidas tanto pelos que testemunharam quanto pelos que participaram ativamente do processo.
Não havendo registro de que um fenômeno dessa natureza tenha ocorrido, o corolário é que a aparenteinovação na forma de controle das águas e o discurso que a ancora resguardam um conteúdo sociopolítico conservador o qual inviabiliza compromissos com uma transformação genuína. De molde
que assistimos tão somente a uma mudança, característica da modernização simples. A negação das condições concretas da realidade social – e não de seu efetivo enfrentamento – denota a característica ideológica emtorno de uma governança das águas. No debate econômico recente, a governança ambiental está presente, dentre outros aspectos, como um indicador relevante para ser incorporado em índices de sustentabilidade que medem a capacidade socioinstitucional de um país no tema ambiental (MARTINS; FERRAZ; COSTA, 2006) e que pode favorecer que mecanismos de cooperação e coordenação fluam pela estrutura deincentivos (payoffs) tomando o lugar da ação coletiva (BARROS; MUELLER; NOGUEIRA, 2007).
As abordagens supra denotam que, conforme Zhouri (2007), a concepção de governança vem atualizar o sentido de gestão forjando-se uma figuração de consensual idade que escamoteia as relações de poder. Dito de outro modo, a participação esperada é a que descarta a legitimidade dos dissensos inerentes à situação declasse e afirma a eficácia da resolução negociada. Tudo se passa como se um novo pacto social em torno do acesso e uso da água tivesse sido fundado, imbuído, o Estado, da vontade de alterar qualitativamente o processo decisório em prol de outro projeto de desenvolvimento. Contudo, a constituição de uma trama de arenas – na forma de associações, comitês, agências, conselhos –, fundada na concepUltrapassando o discurso da boa governação – o qual corresponde à busca, dentre outros, de desburocratização e eficiência administrativa – o discurso da governança ambiental pretende indicar predisposição dos sujeitos envolvidos para a negociação horizontalizada. O Estado motivaria os cidadãos à participação nos processos decisórios posto as “evidências” em torno de uma partilha de poder genuína.invariantes como as hidrelétricas, que continuarão a ser implantadas em qualquer cenário.
O caso recente do Complexo Madeira – no qual, com o aporte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Iniciativa pela Integração da Infraestrutura da América do Sul (IIRSA), estão previstos projetos de quatro usinas, a despeito da afetação nas áreas indígenas parintintim – dá a exata...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poder politico,economico e ideologico
  • poder economico,ideologico e politico
  • aspecto politicos
  • Aspectos politicos
  • aspecto politico
  • aspectos politicos
  • Problemas com água
  • Análise politico ideológico da rede globo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!