O principe

Páginas: 2 (328 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
O Príncipe escrito por Nicolau Maquiavel em 1513, defende a centralização do poder político e não propriamente o absolutismo. Suas considerações e recomendações aos governantes sobre a melhormaneira de administrar o governo caracterizam a obra como uma teoria do Estado moderno.

Capítulo I: Os vários tipos de Estado, e como são instituídos
Este capitulo mostra dois tipos de principados ohereditário e o adquirido, e mostra também as duas formas de como o governante chega ao poder uma pela virtude ou pela fortuna.

Capítulo II. Dos principados hereditários
Este capítulo falaque da dificuldade de manter um Estado novo, é maior do que a de se manter um Estado hereditário, pois quanto a este último, o povo já esta acostumada com a soberania de uma família. Se um Estado forconquistado por um novo principie e tentar mudar seus costumes, corre o risco do povo revoltar-se contra, gerando conspirações apoiada pelo povo. Mas, se o Príncipe respeitar a cultura local semanterá no poder, a menos que como foi dito pelo Maquiavel: “a menos que uma extraordinária e excessiva força dele venha a privá-lo”, porém, se tal fato ocorrer, que temível seja o usurpador, volta aconquistá-lo.

Capítulo III. Dos principados mistos
Neste capítulo mostra que o povo sempre teve o desejo de mudança, de uma melhoria, Maquiavel fala que as pessoas mudavam com facilidade degovernantes na espera da tal mudança, que para o Maquiavel é sempre para pior. Para Nicolau Maquiavel, o Príncipe precisará sempre do favor dos povos de um território para poder dominá-lo. A imposiçãodo novo governo podem gerar injurias no povo, assim, gerando novos inimigos para o Príncipe que são as pessoas ofendidas pela ocupação do seu território. Ao se conquistar uma província com língua,leis e costumes diferentes, um dos meios mais seguros, segundo Maquiavel, é que o monarca vá pessoalmente habitá-lo. Estando o soberano presente, os distúrbios serão logo percebidos e rapidamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O principe
  • O Principe
  • O príncipe
  • O principe
  • O príncipe
  • O PRINCIPE
  • O Principe
  • O Principe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!