O principe de maquiavel

Páginas: 7 (1749 palavras) Publicado: 28 de maio de 2011
RESUMO

O PRÍNCIPE ELETRÔNICO

O príncipe de Maquiavel, com o qual se inaugura no século XVI o pensamento politico moderno, é a sua expressão mais conhecida, notável influente e controvertida. São muitos os pensadores que dialogam aberta ou veladamente com esse tipo ideal ou arquétipo da teoria da historia.
Todos, pensadores e governantes, buscam esclarecer o enigma do contraposto fortunae virtù. Buscam criar, desenvolver ou inventar a sua virtù, simultaneamente ao empenho de descobrir como se constituem, formam e transforma as condições político-econômicas e socioculturais. Em todos os casos, estão em causa às figuras e figurações possíveis e impossíveis do príncipe, como dirigente, governante, tirano, presidente, monarca ou patriarca.
No século XX, Gramsci formula a teoria doModerno Príncipe, isto é, do partido politico como interprete e condutor de indivíduos e coletividades, grupos e classes sociais. O moderno príncipe é simultaneamente, intelectual coletivo, capaz de interpretar tanto os seguidores do partido como os outros setores da sociedade, indiferentes e adversários.
Tanto no que se refere a O príncipe de Maquiavel como a O moderno príncipe, de Gramsci,estão em causa figuras e figurações fundamentais da politica.
É possível encontrar ressonâncias do príncipe maquiavélico no moderno príncipe granciano. Mas é inegável que os dois tipos ideais ou arquétipos apanham aspectos fundamentais da politica como teoria e pratica.
O dilema que se coloca, no entanto, é o de se saber no fim do século XX continuam convincentes os emblemas, tipos ou arquétiposformulados por Maquiavel e Gramci; sem esquecer que essas figuras e figurações ocorrem em outros autores, ainda que outras linguagens e diferentes perspectivas teóricas.
No fim do século XX, há sérios indícios de que os “príncipes” deMaquiavel e Gramci, assim como outros teóricos da Politica, envelheceram, exigindo outras figurações ou simplesmente se tornaram anacrônicos. Na época daglobalização, alteram-se quantitativa e qualitativamente as formas de sociabilidade e os jogos das forças sociais, no âmbito de uma configuração histórico-social da vida, trabalho e cultura na qual a sociedade civil nacional se revelam províncias da sociedade civil mundial em formação.
O príncipe eletrônico, sem o qual seria difícil compreender a teoria e a pratica da politica na época da globalização. Nessaépoca, modificam-se mais ou menos radicalmente as condições sob as quais se desenvolve a teoria e a pratica da politica. Em primeiro lugar, a globalização do capitalismo, como modo de produção e processo de civilizatório, propicia o desenvolvimento de relações, processo e estrutura de dominação politica e apropriação econômica de alcance mundial.
Em segundo lugar, no bojo desse mesmo processode globalização político-econômico e sociocultural, desenvolvem-se tecnologias eletrônicas, informáticas e cibernéticas que agilizam, intensificam e generalizam as articulações, as integrações, as tensões, os antagonismos, as fragmentações e as mudanças socioculturais e político-econômicas pelos quatro cantos do mundo.
Em terceiro lugar, simultaneamente a todos os desenvolvimentos, nexos,contradições e transformações em curso, desenvolvem-se uma nova configuração histórico-social de vida, trabalho e cultura.
O moderno príncipe, e o mito-príncipe, não pode ser uma pessoa real, um individuo concreto; só pode ser um organismo; um elemento complexo da sociedade no qual já tenha se iniciado a concretização de uma vontade coletiva reconhecida e fundamentada parcialmente na ação.
Além deoutros aspectos teóricos também importantes, é inegável que Maquiavel e Gramci trabalham principalmente as categorias hegemonia e soberania. Em linguagens diversas, estas categorias reafirma-se como essenciais da politica.
O príncipe eletrônico, no entanto, não nem condottiere nem partido politico, mas realiza e ultrapassa os descortinos e as atividades dessas duas figuras clássicas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Príncipe de Maquiavel
  • O principe de maquiavel
  • Maquiavel o principe
  • Maquiavel
  • O príncipe de maquiavel
  • MAQUIAVEL, O Príncipe
  • O principe, de maquiavel
  • O Príncipe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!