O primo basílio: adultério

Páginas: 5 (1003 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
O Primo Basílio: Adultério

Aline Cândida

O romance é um recurso utilizado por Eça de Queirós para narrar de forma notável uma história sobre adultério, numa classe média lisbonense, utilizando a ferramenta realística dos detalhes minuciosos que consegue fazer com que personagens planas possam ser nitidamente identificadas dentro deste contexto socioeconômico. Eledá maior valor ao enredo que é o adultério.
Ele constrói personagens de fora para dentro, ou seja, cada personagem é conhecida por suas falas e comportamento e por suas opiniões.
Em cada capítulo há sempre cenas e falas que caracterizam a época com uma perfeição que comprova o perfeccionismo do autor. O autor onisciente, trabalha em um discurso indireto sem pronunciar julgamentos. Temos em cadapersonagem a crítica viva de tudo que há na sociedade burguesa e até na sociedade descrita dos empregados. Há diálogos fúteis e medíocres que nos arrastam pela novidade em mostrar a realidade limpa, sem máscaras, expondo desde a rejeição ao romantismo aos assuntos como adultério, característica também do Realismo. A superficialidade dos personagens e o tema adultério foram peças fundamentais paraincitar ao público da época que já andava enfadado pela subjetividade do Romantismo. A era do objetivismo e comprovações científicas está evidente no Primo Basílio, através de Jorge, marido de Luisa, que era a favor da ciência.
Centrando-nos no enredo, temos um romance entre Luisa e o Primo Basílio em Portugal, que acaba quando os pais de Basílio perdem tudo e ele é forçado a ir para o Brasil, delá escreve uma carta terminando tudo com Luísa. Ela fica triste, mas nada a impede de pouco depois se casar com Jorge. Este, é o protótipo do esposo perfeito, ou seja, sempre ausente, deixa a esposa em casa por vários períodos de tempo, viajando a trabalho, que mais tarde, é revelado ser também para seus adultérios.
Basílio sente vontade de ir ver a prima e ao visitá-la, fica feliz pela ausênciado marido, detalhe que o autor deixa claro o caráter do primo. Todo o comportamento de Basílio é de um homem prepotente e sedutor, além de cafajeste. Critica a prima o tempo todo, ao mesmo tempo, em que tenta conquistá-la com sua astúcia. Fala o tempo todo de Paris, onde passou um bom tempo. Tudo em Paris é melhor. Além de realçar o quanto o adultério é " um dever aristocrático" em Paris.
Eçafaz questão de retratar várias classes sociais com o mesmo comportamento adúltero. Tudo fica claro pela construção do superficial. Já que Basílio consegue atrair a prima aos poucos, chegando a arrumar um lugar para os encontros que se tornam diários, causando muitas fofocas pelas ruas, nestes dias de ausência de Jorge, chegando aos ouvidos de Sebastião que tenta falar com Luisa e não consegue. Como tempo esses encontros tornam-se rotina e há vários desencontros, porém o “Don Juan”, consegue tudo superar e trazer de volta sempre Luisa para seus braços. Sebastião tenta alertar mais uma vez Luisa para o que as pessoas estão a falar dela. Sem sucesso, Luisa consegue enganar Sebastião.
Juliana é a personagem que irá tentar chantagear os amantes com o furto das três cartas, é a personagem queirá enriquecer a obra quando os encontros dos amantes cessam , afinal, o cafajeste foge para o Brasil quando Luisa fala que Juliana está com as cartas e a chantageia. Aos poucos Juliana foi exigindo tudo do bom e do melhor, já que Luisa não dispunha do dinheiro, tudo que Luisa usava ela queria prá si, era só jogar uma indireta e lá estava no quarto dela o que queria. Era tanto a raiva de Julianaque parava até de trabalhar, deixava tudo sujo e saia, Joana, a outra empregada nada entendia, pois passou até a fazer serviços que eram de Juliana.
Jorge volta para casa e acha tudo muito estranho. Luisa vivia defendendo os maus serviços de Juliana e acobertava suas saídas. Luiza passa a fazer serviços de Juliana, como engomar, varrer, limpar e ficou debilitada, mas sem deixar de fazer os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O primo Basilio
  • O Primo Basílio
  • Primo basilio
  • Primo Basilio
  • O primo basílio
  • Primo basílio
  • O Primo Basílio
  • Primo basilio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!