O Presente Trabalho Tem Como Objetivo A Caracteriza O Da Pol Tica De Habita O No Cen Rio Brasileiro Com Nfase No Munic Pio

1264 palavras 6 páginas
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo a caracterização da política de habitação no cenário brasileiro com ênfase no município/regional, afim de que se tenha uma reflexão acerca das questões no cenário político, econômico e social da construção e implementação da Política Pública de Habitação no Brasil.
A moradia é um direito de todos, mas nem todos têm acesso a uma moradia de qualidade devido às grandes diferenças sociais e econômicas. Por isso muitos vivem em moradias ilegais, em invasões, áreas de risco, em área sem saneamento básico.
No Brasil as questões que envolvem a habitação só começaram a ser levada a sério há pouco tempo. Grandes avanços aconteceram a partir da Constituição de 1988, onde diz que todos têm direito a moradia, que deve ser um lugar seguro e confortável, ou seja, tornou-se um dos direitos assegurado constitucionalmente.

Desenvolvimento
1. Caracterização do município/regional
A região norte é formada pelos Estados do Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Tocantins, Amapá e Pará.
A maior região do Brasil em área, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2009, a população brasileira contava com cerca de 191,8 milhões de habitantes cuja densidade demográfica média é de 22,5 habitantes por quilômetro quadrado (km2). A comparação da densidade entre as regiões mostra grandes disparidades. A Região Norte, que possui 45,2% da área total do País e 8,1% do total da população brasileira, tem apenas 4,0 habitantes por km2. Em contrapartida, a Região Sudeste com 42,0% da população total apresenta densidade de 87,0 habitantes por km2.
O clima na região norte é o tropical úmido e a vegetação, sua característica mais marcante.
Os ecossistemas possuem três categorias: os igapós, regiões permanentemente inundadas e que possuem vegetação típica; as várzeas, que se alagam na época das cheias; e os platôs, que ficam em locais mais altos.
Por possuir características de clima, hidrografia, vegetação denso e complexo acesso,

Relacionados

  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas
  • 28 Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco Preliminar
    45677 palavras | 183 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas