o presente letal dos animais domésticos

Páginas: 9 (2239 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
O Presente Letal dos Animais Domésticos
A evolução dos germes
O motivo pelo qual diferentes povos chegaram a níveis diversos de poder e riqueza. A produção de alimentos em si não é uma causa imediata.
Os agricultores tendem a expirar germes piores, a possuir armas e armaduras melhores, a possuir tecnologia mais poderosa em geral, a viver sobre governos centralizados com elites cultas maiscapazes de empreender guerras de conquista do que os caçadores coletores.
Os próximos quatro capítulos vão examinar como a causa original da produção de alimentos a causas imediatas de germes, alfabetização, tecnologia e governo centralizado.
Os elos que interligam criações de animais e culturas agrícolas aos germes.
As doenças humanas de origem animal, carinho exagerado por animais de rebanho.Alguns de nós contraem doenças infecciosas de nossos bichos de estimação. Normalmente, não passam de um breve incômodo, mas algumas evoluíram para algo muito mais sério. Os principais assassinos da humanidade ao longo de nossa história recente, varíola, gripe, tuberculose, malária, peste bubônica, sarampo e cólera, são doenças infecciosas que se desenvolveram de doenças de animais, embora amaioria dos micróbios responsáveis por nossas próprias epidemias agora esteja quase restrita aos seres humanos. Por terem sido as maiores assassinas das pessoas, as doenças também moldaram de forma decisiva a historia. Até a Segunda Guerra Mundial, uma quantidade maior de vítimas morreu por causa de micróbios trazidos com a guerra do que com ferimentos de batalha. Os melhores exércitos eram quasesempre aqueles que carregavam os piores germes para transmitir ao inimigo.
Colombo, em 1492, micróbios espanhóis assassinos. Por que a troca de germes entre América e Europa foi tão desigual?
Questões sobre a origem animal das doenças humanas estão por trás do padrão mais amplo da história humana, e por trás de algumas das questões mais importantes da saúde humana hoje.
Vamos começar o capítuloanalisando o que é uma doença, e porque alguns micróbios evoluíram de modo a nos deixar doentes, enquanto a maioria das outras espécies de seres vivos não nos causam doenças. Examinares por que de muitas das nossas doenças infecciosas mais conhecidas ocorrem em epidemias, como a atual epidemia de AIDS e as epidemias de peste negra (ou bubônica) na Idade Média. Depois veremos como os ancestrais dosmicróbios, agora restritos a nós, saíram de animais hospedeiros originais. Finalmente, veremos como um claro entendimento das origens animais de nossas doenças infecciosas ajudam a explicar a intensa troca de germes, praticamente em um só sentido, entre os europeus e os ameríndios.
Considerar o ponto de vista dos micróbios, que benefício um micróbio extrai em nos causar doenças bizarras? E por queos micróbios evoluem de modo anos matar? Isso parece muito intrigante e auto destrutivo, já que um micróbio que mata seu hospedeiro mata a si mesmo.
A propagação definida como o número de vítimas contaminadas por cada paciente original. Esse número depende de quanto tempo cada vítima permanece capaz de infectar novas vítimas, e da eficácia com que o micróbio é transmitido de uma vítima para aseguinte.
A maneira mais fácil de um germe se propagar é esperar que seja transmitido passivamente pra a próxima vítima. Essa é a estratégia adotada por micróbios que esperam que um hospedeiro seja comido pelo próximo hospedeiro: por exemplo, a bactéria salmonela, que contraímos comendo ovos ou carne contaminados; o verme responsável pela triquinose, que passa dos porcos para nós esperando quematemos o porco e comamos sem um cozimento adequado; e o verme que causa anisaquíase, com o qual japoneses e americanos amantes do sushi se infectam ocasionalmente consumindo peixe cru. O vírus causador do kuru nas regiões montanhosas da Nova Guiné era transmitido para pessoas que se alimentavam de carne humana.
Alguns micróbios não esperam que o hospedeiro morra e seja comido, e pegam carona na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Animais domesticos
  • Animais domesticos
  • Animais domesticos
  • animais domesticos
  • Animais domésticos
  • Animais domesticos
  • Anatomia de animais domésticos
  • Acidentes domesticos com animais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!