O Pr Ncipe Resumo Cap Tulos I Ao VII

1082 palavras 5 páginas
Nicolau Maquiavel
O príncipe

Capitulo 1: Quais as espécies de principados e como podem ser adquiridos.
Principados novos e hereditários. Estes são fruto de uma longa sucessão hereditária de uma determinada família. Aqueles são fruto da anexação ao estado hereditário de outro príncipe ou são inteiramente novos. (P: 17)
Capitulo 2: Sobre os principados hereditários:
Maior facilidade de manutenção do poder pois é natural da população não alterar os costumes dos seus antecessores. (P:21)
“O príncipe hereditário tem menos razão para ofender; e assim ele acaba sendo mais amado” (P: 21/22)
Capitulo 3: Sobre os principados mistos.
“As mudanças ocorrem principalmente devido a uma dificuldade: homens mudam de governantes com satisfação acreditando que assim estarão melhorando, e essa esperança os induz a levantar armas contra o atual governante.” (P: 25)
“Dessa forma, você tem inimigos em todos aqueles que feriu ao adquirir o principado, e você não pode manter os amigos que o ajudaram pois nunca conseguirá satisfazê-los da forma que esperam e não poderá usar medidas drásticas contra eles pois se sente ligado à eles.” (P:25)
“Ë bem verdade que, reconquistando posteriormente as regiões rebeladas, mais dificilmente se as perdem, eis que o senhor, em razão da rebelião, é menos vacilante em assegurar-se da punição daqueles que lhe faltaram com a lealdade, em investigar os suspeitos e em reparar os pontos mais fracos..” (P:6)

“Domínios de mesmo país e linguagem são mais fáceis de serem mantidos pois conservando as suas velhas condições e com costumes parecidos, passarão a viver tranquilamente juntos.”
“Mas, quando se conquistam territórios numa província com língua, costumes e leis diferentes, aqui surgem as dificuldades e é necessário haver muito boa sorte e habilidade para mantê-los.
E um dos maiores e mais eficientes remédios seria aquele do conquistador ir habitá-los. Isto porque, estando no local, pode-se ver nascerem as desordens e, rapidamente, podem ser elas

Relacionados

  • Psicologia Do Inconsciente Carl Gustav Jung
    58115 palavras | 233 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • matematica
    28123 palavras | 113 páginas