O Pr Ncipe Ludimila Medeiros

1229 palavras 5 páginas
O Príncipe
Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um filósofo e político italiano, autor da obra-prima "O Príncipe". Foi profundo conhecedor da política da época, estudou-a em suas diferentes obras. Viveu durante o governo de Lourenço de Médici. Realista e patriota, definiu os meios para erguer a Itália. Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, no dia 3 de maio de 1469. Sua família de origem Toscana, porém pouco sabe sobre ele, já que era reservado.
Livro escrito em 1512, sua primeira edição foi publicada em 1512. Trata se de um pequeno manual da conduta de príncipes ‘’governantes’’. Descreve as maneiras de conduzir se nos negócios públicos internos e externos, e fundamentalmente, como conquistar e manter um principado. Em vista da situação política italiana no período Renascentista existem teorias de que o escritor, tido como Republicano tenha apontado o principado como solução intermediária para unificar a Itália. Lembrando que a obra seria uma forma de ganhar confiança duque, que lhe concederia algum cargo. No entanto, Maquiavel não alcança suas ambições.
Nicolau descreve as formas de poder e os dois principais tipos de governo, as monarquias e as repúblicas, também relata como um príncipe deve proceder ante seus súditos e amigos, explicando que para manter se adorado é necessário que o líder saiba utilizar dos vícios e das virtudes necessárias, fazendo o que for possível para garantir a segurança e o bem estar da sociedade. Um governante não necessita ter todas as qualidades desde que mantenham em equilíbrio as duas principais.. a Fortuna e a Virtù.
‘’... há dois modos de passar de homem privado a príncipe sem que se deva atribuir tudo á fortuna ou á virtude. (...) Todavia não se pode dizer que haja virtude em exterminar concidadãos, trais os amigos, não ter fé nem piedade nem religião; pois é possível conquistar o poder por esses meios, mas não a glória. (...) A crueldade bem empregada -se é licito falar bem

Relacionados