O príncipe - maquiavel

Páginas: 5 (1017 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Niccolò Machiavelli (Maquiavel, é a forma aportuguesada) filósofo político que nasceu em 3 de maio de 1469, na cidade de Florença, no bairro de Santa Trinità, Descendente de uma grande família florentina reduzida a uma situação econômica precária. Sábia e praticava latim e possuía sólidos conhecimentos históricos, aproveito para citar algumas obras escritas por Maquiavel: Arte della Guerra,Istorie fiorentine, Ritracto di cose di Francia, entre tantas obras, sendo o “O Príncipe” sua mais famosa obra.
Iniciou na vida pública em 1498, assumindo como secretário e segundo chanceler da República Fiorentina, no governo de Soderini, Florença tinha destaque por ser um dos grandes reinos, junto com Roma, Nápoles e do ducado de Milão. Maquiavel presenciou e viveu uma época de conquistas,havia muitas guerras com muita frequência, consequentemente a mudança de soberanos em diversos Estados. Desta forma conviveu com muitos mandatários como: Maximiliano I (Imperador romano) os Médici (de Florença), César Bórgia (duque de Valencia), Luis XII (da França) e outros tantos grandes e famosos governantes.
“O Príncipe” é provavelmente a obra mais conhecida de Maquiavel. O livros esta divididoem 26 capítulos que tratam de estratégia política, um verdadeiro manual político, que prepara o governante como chegar ao poder e como manter-se. Em alguns trechos do livro ele demonstra a essência que os “fins justificam os meios”. Um livro que deixa claro que o importante é o “poder” e não a moralidade dos meios para atingir o seu objetivo, recheado de maldades e situações desumanas.
O livroé dedicado, ao magnífico Laurentio Medici Juniori Salutem (ao magnífico jovem Lorenzo Dei Medici, saúde), onde indica que para obter as graças de um príncipe, era costume o presentea-lo com objetos de ornamentos caros, e assim impressionar e causar agrado, eram oferecido cavalos, tecidos bordados a ouro, pedras preciosas, armas e demais adereços dignos de sua grandeza. Maquiavel ofere este livro,com o testemunho da dedicação a Vossa Magnificência, sendo este o mais caro bem encontrado por Maquiavel entre seus pertences, é o conhecimento de ações de grandes homens que através de longa experiência aprendeu, das coisas modernas. Desta reduziu neste pequeno volume, a seguir enviando a Vossa Magnificência, esperando assim que suas ideias fossem bem recebidas pelo novo príncipe e que oajudaria a reconquistar uma posição que o levaria de volta a vida política.

Na obra, Mquiavel, analisou os acontecimentos ocorridos ao logo da história e comparou com sua época, incorporando suas experiências com o interesse de chegar ao poder pelos soberanos. Independente da forma (através das conquistas , guerras, por virtudes ou fortuna) ensinando formas eficientes de como manter este poderadquirido. Defendeu a prática da violência e crueldades, para chegar ao objetivo ou do estado dominado, é favorável a eliminação de nobres e os inimigos do estado, também ao príncipe de não honra sua palavra quando essa colocava em risco o próprio soberano ou seus súditos.



Análise do poder militar do principado, as milícias auxiliares e os mercenários de nada serviam, o dever do principadoera de exercitar seu exército e mante-lo, fazendo seus militares valorizar a importância da guerra para o crescimento do patriotismo e nacionalismo, desta forma unindo todos em torno de um estado forte e soberano. O Príncipe deve ser generoso e não despertar o ódio daqueles que não fossem beneficiados por sua generosidade. Para a manutenção do estado o Príncipe não deveria usar suas boasqualidades, sómente as que o ajudam a manter o estado e o que lhe assegura poder.
Deve preferir ser temido, pois trair a quem se teme é mais difícil que trair a quem se ama possuir uma boa imagem entre seus súditos e também com os estados estrangeiros sustentando um estado de poder, e força militar. Neste cenário das relações internacionais, deve ser representativo e forte junto às organizações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Príncipe de Maquiavel
  • O principe de maquiavel
  • Maquiavel o principe
  • Maquiavel
  • O príncipe de maquiavel
  • MAQUIAVEL, O Príncipe
  • O principe, de maquiavel
  • O Príncipe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!