O Príncipe de Maquiavel

Páginas: 2 (411 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
O Príncipe de maquiavel é dirigido a um Príncipe que esteja governando um Estado, e o aconselha sobre como manter seu governo da forma mais eficiente possível. Essa eficiência é a ciência política deMaquiavel. A presente obra é um livro de orientação prática de algumas ações políticas que o Príncipe deve fazer para conquistar e se manter no poder.

Carta Dedicatória
Maquiavel, Nicolau dedicasua obra a Lorenzo de Medici (Lorenzo II). O motivo que levou Maquiavel a dedicar o livro a Lorenzo é mostrado no último capitulo da obra.
Diz na dedicatória: "Embora julgue este trabalho indigno devossa presença, ainda assim confio que, por vossa humanidade, possa ser aceito, considerando que eu não vos poderia fazer melhor presente que vos dar a faculdade de entender em muito pouco tempo oque aprendi e compreendi em muitos anos, com tantas provações e perigos para mim mesmo."

Capítulo 1: Os vários tipos de Estado, e como são instituídos
Apresenta dois tipos de principados ohereditário e o adquirido, e aponta quais são as duas formas de como o governante chega ao poder uma pela virtude e outra pela fortuna.
"Os principados ou são hereditários, quando por muitos anos osgovernantes pertencem à mesma linhagem, ou foram fundados recentemente."

Capítulo 2: As monarquias hereditárias
Neste Capítulo Maquiavel fala que a dificuldade de se manter um Estado novo é maior do que ade se manter um Estado hereditário, pois quanto a este último, o povo já está acostumado com a soberania de uma família, de uma linhagem.
"[...] a dificuldade de se manter Estados herdados cujossúditos são habituados a uma família reinante é muito menor do que a oferecida pelas monarquias novas. Basta para isso evitar transgredir os costumes tradicionais e saber adaptar-se a circunstânciasimprevistas."
Se um Príncipe conquista determinado Estado ele deve respeitar a cultura local pois se tentar mudar seus costumes o povo pode se revoltar contra ele. Maquiavel ainda fala que na medida em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O principe de maquiavel
  • Maquiavel o principe
  • Maquiavel
  • O príncipe de maquiavel
  • MAQUIAVEL, O Príncipe
  • O principe, de maquiavel
  • O Príncipe
  • O príncipe maquiavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!