O príncipe de maquiavel

Páginas: 4 (873 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
ESTADO DE MATO GROSSOSECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIAFUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSOCAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOPDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |

Acadêmica:Daniele Patrícia de Oliveira
Docente: Débora Rieffel
Disciplina: Ciência Política
Curso: Ciências Contábeis – 4º Semestre

Resenha crítica do livro O Príncipe, escrito por Nicolau Maquiavel

NicolauMaquiavel (Niccolò di Bernardo dei Machiavelli), nascido em 3 de Maio de 1469, na cidade de Florença, Itália, foi um dos mais importantes historiador, filósofo, estadista e político italiano do períododo Renascimento. Faleceu em 21 de junho de 1527, em sua cidade natal. Sua obra mais importante e famosa, O Príncipe, foi escrita em 1513, e trata-se de um manual prático de como príncipes devemproceder para manter seu poder e reinado.
Inicialmente em seu livro o autor apresenta os tipos de principado e quais os procedimentos para conquistá-los e mantê-los. Uma das questões levantadas e que dizrespeito aos tipos de principado, e principalmente ao hereditário, é a que uma vez que a população vive sobre o domínio de um monarca e segue suas regras e leis sem nenhum questionamento,conseqüentemente manter seu domínio será mais fácil.
O livro aponta também quais os caminhos a serem tomados para a conquista de principados não hereditários, os mistos, os que poderiam estar ou não submissos a umgoverno.
A conquista dos novos principados, para Maquiavel, se dá por dois caminhos. O primeiro é o da virtude, do valor, onde suas ações e atos são responsáveis por criar uma imagem admirávelperante a sociedade. O livro traz referência a Moisés, que foi através de seus atos que conquistou seu povo. O segundo é o da fortuna, do poder, onde a virtude de seus atos é deixada de lado econsidera-se a influência e renome. Sua imagem é criada através de sua autoridade perante a sociedade.
A partir deste pretexto, faz-se referência das dificuldades em se manter um governo com um príncipe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Príncipe de Maquiavel
  • O principe de maquiavel
  • Maquiavel o principe
  • Maquiavel
  • O príncipe de maquiavel
  • MAQUIAVEL, O Príncipe
  • O principe, de maquiavel
  • O Príncipe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!