O Pot Ssio Um Elemento Qu Mico De S Mbolo K

1619 palavras 7 páginas
O potássio é um elemento químico de símbolo K (do latim "kalium", nome original da sua base KOH), número atômico 19 (19 prótons e 19 elétrons), metal alcalino, de massa atómica 39 u, coloração branco prateado, abundante na natureza, encontrado principalmente nas águas salgadas e outros minerais. Oxida-se rapidamente com o oxigênio do ar, é muito reativo especialmente com a água e se parece quimicamente com o sódio.
É um elemento químico essencial para o homem, encontrado em muitas hortaliças, e essencial para o crescimento das plantas.
Empregado em células fotoelétricas. Foi descoberto por Humphry Davy, em 1807, a partir da eletrólise do hidróxido de potássio (KOH).
O sódio é um elemento químico de símbolo Na (Natrium em latim), de número atômico 11 ( 11 prótons e 11 elétrons ) e massa atômica 23 u. É um metal alcalino, sólido na temperatura ambiente, macio, untuoso, de coloração branca, ligeiramente prateada. Foi isolado em 1807 por Sir Humphry Davy por meio da eletrólise da soda cáustica fundida (se a eletrólise for feita com solução de soda cáustica, irá se obter hidrogênio e oxigênio apenas). O sódio metálico emprega-se em síntese orgânica como agente redutor. É também componente do cloreto de sódio ( NaCl ) necessário para a vida. É um elemento químico essencial.
Tartarato de sódio e potássio é um sal duplo primariamente preparado (em torno de 1675) por um boticário, Pierre Seignette, de La Rochelle, França. Como resultado o sal ficou conhecido como sal de Seignette ou sal de La Rochelle.
É um sal incolor a branco azulado cristalizando no sistema ortorrômbico. Sua fórmula molecular é KNaC4H4O6·4H2O. É levemente solúvel em álcool mas mais completamente solúvel em água. Tem densidade de aproximadamente 1,79, um ponto de fusão de aproximadamente 75 °C, e tem um gosto salino e refrescante. Como aditivo alimentar, seu número E é E337.
Uso: É um ingrediente da solução de Fehling, convencionalmente usado na determinação de açúcares redutores e soluções.
Em síntese

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas