O possível risco Coronariano e de Dislipidemia em paciente examinada na aula prática de Bioquímica do Curso de Biologia da FIT.

1747 palavras 7 páginas
O possível risco Coronariano e de Dislipidemia em paciente examinada na aula prática de Bioquímica do Curso de Biologia da FIT.

Lara Dias Pacheco

1- INTRODUÇÃO:

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no País em um ano. Isso significa que mais de 308 mil pessoas faleceram principalmente de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Estudos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (São Paulo) mostram que 60% dessas vítimas são homens, com média de idade de 56 anos. A alta frequência do problema coloca o Brasil entre os 10 países com maior índice de mortes por doenças cardiovasculares (BRASIL, 2008).
Está crescendo cada vez mais o número de pessoas obesas, e isto é um fato muito preocupante, pois além de doenças cardíacas a pessoa que esta considerada acima do seu peso ideal pode adquirir outras doenças relacionadas à obesidade como pressão arterial alta, dislipidemia e diabetes.
Alguns fatores de estilo de vida que a população vive e que corre o risco de ter doenças cardiovasculares podem ser o fumo que promove aterosclerose e eleva os níveis de fatores coagulantes do sangue, como fibrinogênio; a dieta que incluem ingestão alta de gordura saturada e colesterol, o que eleva o colesterol no sangue e promove arteriosclerose, muito sal ou sódio na dieta pode ocasionar elevação na pressão sanguínea; o sedentarismo que está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardíacas e também pode ter impacto em outros fatores de risco, como obesidade, pressão alta, triglicérides altas, baixos níveis do (bom) colesterol HDL, e diabetes e atividade física regular pode melhorar esses fatores de risco e o álcool onde o consumo excessivo pode ocasionar elevação na pressão sanguínea e aumenta o risco de doenças cardiovasculares, ingerir muito álcool também eleva o nível de triglicérides, o que contribui para arteriosclerose.
Este artigo foi feito em aula prática com a finalidade de pesquisar a

Relacionados

  • 2238
    220703 palavras | 883 páginas