O positivismo de August Comte

Páginas: 5 (1086 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INDÍCE

Introdução
Teoria de Augusto Comte
O Positivismo
Método do Positivismo de Augusto Comte
A Lei três estados
Teologico
Metafísico
Positivo
Conclusão
Bibliografia





















INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos acerca do Positivismo, teoria enunciado por Auguste Comte para designar a corrente filosófica que tinha o culto da ciência e osmétodos científicos como seus pilares principais. Guiado pela ciência e pela técnica, o positivismo crê no progresso do sistema capitalista e nos benefícios gerados pela industrialização. Fora isso, prega a necessidade de uma reorganização da sociedade. Esta reestruturação seria apenas de ordem intelectual, de acordo com Comte, seria uma revolução de idéias e não de instituições sociais.TEORIA HISTORICA DE AUGUSTO COMTE
“O POSITIVISMO”
O Positivismo é um conceito que possui distintos significados, englobando tanto perspectivas filosóficas e científicas do século XIX quanto outras do século XX.
Desde o seu início, com Augusto Comte (1798-1857) na primeira metade do século XIX, até o presente século XXI, o sentido da palavra mudou radicalmente,incorporando diferentes sentidos, muitos deles opostos ou contraditórios entre si. Nesse sentido, há correntes de outras disciplinas que se consideram "positivistas" sem guardar nenhuma relação com a obra de Comte. Exemplos paradigmáticos disso são o Positivismo Jurídico, do austríaco Hans Kelsen, e o Positivismo Lógico (ou Círculo de Viena), de Rudolph Carnap, Otto Neurath e seus associados.Para Comte, o Positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política. Surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial - processos que tiveram como grande marco a Revolução Francesa (1789-1799).
Em linhas gerais, ele propõe à existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente ateologia e a metafísica (embora incorporando-as em uma filosofia da história).
Assim, o Positivismo associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana radical, desenvolvida na segunda fase da carreira de Comte.

MÉTODO DO POSITIVISMO DE AUGUSTO COMTE

O método geral do positivismo de Auguste Comte consiste na observação dos fenômenos, opondo-se aoracionalismo e ao idealismo, por meio da promoção do primado da experiência sensível, única capaz de produzir a partir dos dados concretos (positivos) a verdadeira ciência(na concepção positivista), sem qualquer atributo teológico ou metafísico, subordinando a imaginação à observação, tomando como base apenas o mundo físico ou material. O Positivismo nega à ciência qualquer possibilidade deinvestigar a causa dos fenômenos naturais e sociais, considerando este tipo de pesquisa inútil e inacessível, voltando-se para a descoberta e o estudo das leis (relações constantes entre os fenômenos observáveis).
Em sua obra Apelo aos conservadores (1855), Comte definiu a palavra "positivo" com sete acepções: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático.
O Positivismo defende a ideiade que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Assim sendo, desconsideram-se todas as outras formas do conhecimento humano que não possam ser comprovadas cientificamente.
Tudo aquilo que não puder ser provado pela ciência é considerado como pertencente ao domínio teológico-metafísico caracterizado por crendices e vãs superstições.
Para os positivistas oprogresso da humanidade depende única e exclusivamente dos avanços científicos, único meio capaz de transformar a sociedade e o planeta Terra no paraíso que as gerações anteriores colocavam no mundo além-túmulo.
O Positivismo é uma reação radical ao Transcendentalismo idealista alemão e ao Romantismo, no qual os afetos individuais e coletivos e a subjetividade são completamente ignoradas, limitando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O positivismo no Brasil com August Comte
  • August comte
  • August Comte
  • august comte
  • august comte
  • August comte
  • August comte
  • August Comte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!