O Positivismo Comteano Foi Instalado Em Pa Ses De Menor Tradi O Cultural E Carentes De Ideologia Para Seus Desejos De Desenvolvimento

372 palavras 2 páginas
O positivismo Comteano foi instalado em países de menor tradição cultural e carentes de ideologia para seus desejos de desenvolvimento. Esse fenômeno ocorreu na. América do Sul, sobretudo no Brasil.
As primeiras manifestações do positivismo no Brasil datam de 1850, quando Manuel Joaquim Pereira de Sá apresentou tese, na Escola Militar do Rio de Janeiro. A esse trabalho viriam juntar-se a tese de Joaquim Pedro Manso Sayão e a de Manuel Pinto Peixoto, em todos encontram-se inspirações da filosofia comteana.
Passo mais importante, contudo, foi dado por Luís Pereira Barreto (1840 – 1923), com a obra As Três Filosofias, na qual a filosofia positivista era apontada como capaz de substituir vantajosamente a tutela intelectual exercida no país pela Igreja Católica.
O Positivismo contribuiu no sentido de renovar a mentalidade brasileira através da educação e da filosofia da história. Essa contribuição efetuou-se não só por intermédio de duas reformas do nosso ensino, abertamente inspiradas na doutrina de Comte, mas ainda mediante dezenas de professores de cursos secundários normais e superiores que eram discípulos entusiastas do filósofo francês.
É importante a participação dos Positivistas na política brasileira, pois nada menos de onze positivistas formam-se presidentes ou governadores de Estado.
Formam numerosos os profissionais que tiveram a formação positivista como: professores, juízes, advogados, médicos, engenheiros e artistas.
O positivismo trouxe para o Brasil também maior liberdade, pois com a separação da igreja e do estado as pessoas puderam “escolher” sua religião, a liberdade de imprensa, a liberdade de cátedra, a liberdade de reunião, a liberdade de greve, a condenação de qualquer discriminação racial, a proteção aos silvícolas, espírito de solidariedade continental e tantos outros e podemos dizer que modificou a Constituição Federal e as Constituições dos Estados, pois o modo de pensar estava mudando.
A influência do Positivista Comteano vai desde a moral

Relacionados