O portfólio e suas possibilidades para a aprendizagem

Páginas: 14 (3484 palavras) Publicado: 19 de junho de 2011
O PORTFÓLIO E SUAS POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM
FREITAS, Virgínia Aparecida de
Resumo:
Sabe-se que o homem de hoje tem de processar as informações de um modo diferente do homem de ontem, com isto a educação, também, passa por transformações para se adequar a todas essas maneiras de se informar, de buscar oconhecimento.Hoje o contexto educacional exige uma comunicação mais autêntica, mais aberta entre professores e alunos, ambos aprendem através das interações e vivências de cada um, partilhando e participando de todo o processo de aprendizagem de um modo dinâmico e amplo e sempre buscando a inovação e reelaboração do conhecimento. Visando entender todo esse mecanismo de aprendizagem, busca-se traçar,neste texto, um panorama da inserção e utilização da ferramenta Portfólio, levando o leitor a conhecer melhor sobre este recurso, tão discutido no contexto educacional.

Palavras chaves: Portfólio, Aprendizagem, Avaliação.

Resume:

It’s known the nowadays man has to process information in a different way than the yesterday man. Thus education has also been through changes in order toadequate itself to all these new ways of information, to seek knowledge.
Today, the educational context requests a more authentic communication, more open between teachers and students, both learning throughout interaction and experience of each, sharing and participating of the whole process of learning in a dynamic and wide way, searching for innovation and re-elaboration always.
In order toattend this whole mechanism of learning, it’s tried to show in this text, a panoramic view of the insertion and usage of the Portfolio tool, taking the reader to know better the resource, so discussed in the educational context.

Keywords: Portfolio, Learning, Evaluation.

1 - Introdução

Sabe-se que o homem de hoje tem de processar as informações de um modo diferente do homem deontem, com isto a educação, também, passa por transformações para se adequar a todas essas novas maneiras de se informar, de buscar o conhecimento.
Segundo Moran, com ou sem a tecnologia, o educar, hoje, deve ser compartilhado através de uma comunicação constante, confiante, motivada, integrando todas as possibilidades da aula-pesquisa/aula-comunicação, visando uma aprendizagem processual,inovadora do conhecimento, utilizando todas as habilidades disponíveis seja individuais ou em grupos.
Professores/alunos/pais todos colaboram com pedras na construção dinâmica do “mosaico” sensorial-intelectual de cada aluno. Ele vai organizando, continuamente, seu quadro referencial de valores, idéias, altitudes, a partir de alguns eixos fundamentais comuns como a liberdade, acooperação, a integração pessoal (Moran, in Professor de Novas Tecnologias).
A avaliação é tão antiga quanto a nossa colonização, e segundo Cipriano Luckesi, em uma Conferencia proferida na Universidade de Pernambuco, diz que “ a Avaliação, como sinônimo de provas e exames, é uma herança que data de 1599, trazida ao Brasil pelo jesuítas, ressalta que Commenius, em seu livro Didactica Magna, 1962 jáapresentava a técnica das perguntas e do medo, ressaltando que o erro deveria ser motivo de “vitupério” ou seja de vergonha.
Na escola tradicional, a avaliação era intencionais, sistemáticas, formais, através de provas escritas, textos, relatórios, exercícios, pesquisas, resoluções de questões, questionários e as conseqüências eram mais negativas que positivas, estabelecia-se a cultura dos“rótulos”, separando aqueles que ingressam na escola com “saberes e experiências” dos que necessitam da escola para proporcionar-lhes as oportunidades que a vida lhe possibilita pelos mais variados motivos, porém mudanças foram necessárias quanto ao modo de avaliar a aprendizagem do aluno.
Surge a Avaliação Formativa, visando uma avaliação mais informal, avaliando o aluno em todos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portfólio de aprendizagem
  • Portfólio de aprendizagem
  • Portfólio de Aprendizagem
  • Objetos de aprendizagem e as possibilidades multimídia
  • Possibilidades de abordagem para situações de aprendizagem
  • PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM PORTFÓLIO VIRTUAL
  • Psicologia da aprendizagem portfólio virtual
  • PORTFÓLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!