O Ponto de vista utilitarista de Peter Singer para o mundo Contemporâneo

Páginas: 7 (1671 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013
IFCS – 2012
Trabalho do Seminário de Ética
Professor: Mário Guerreiro
Aluna: Margareth Bravo Marques

O Ponto de vista utilitarista de Peter Singer
para o mundo Contemporâneo.

Apresentação:
O presente trabalho visa apontar de forma sucinta a contribuição do ponto de vista utilitarista do filósofo Peter Singer para a reflexão sobre a ética prática no mundo contemporâneo.
As raízes dapalavra Ética (do grego ethos) e da palavra moral (do latim mores) traduzem o mesmo termo: costumes. Essa semelhança de sentido pode trazer mal entendidos, quanto à natureza e aplicação. A Moral é descritiva, isto é, o conjunto de regras observadas e admitidas em determinadas épocas. A ética é normativa é por essa razão recorre a reflexão filosófica para fundamentar as questões morais, procurando aessência da Moral, seus critérios, suas transformações no decorrer do tempo. É o agir humano que a ética focaliza, ou seja, como o agir deve ser normatizado. O agir ético clama pela autonomia do sujeito, levando-o a questionar todos os seus atos e refletir sobre eles dando-lhes significado. Em contrapartida na moral o agir se acontece de forma heterônoma, de maneira que, os valores surgem defora, em função de serem propostos pela sociedade ou cultura em que vivemos. Diferente da ética, esses valores não são questionados, são assimilados, absorvidos e sem que se perceba passam a fazer parte das práticas sociais. A ética surge aí para refletir de forma profunda se essas práticas são aceitáveis e se correspondem a um anseio universalista. Para o filósofo Foucault:
Seria interessantetentar ver como se dá, através da história, a constituição de um sujeito que não é dado definitivamente, que não é aquilo a partir do que a verdade se dá na história, mas de um sujeito que se constitui no interior mesmo da história, e que é a cada instante fundado e refundado pela história. É na direção desta crítica radical do sujeito humano pela história que devemos nos dirigir. (Foucault, pg.10)
Amodernidade coloca duas possibilidades para a orientação ética do agir: a teleológica, isto é, que visa um fim, e a deontológica que é baseada no dever. O utilitarismo contesta as teorias deontológicas, porque estas determinam a correção das ações não pelas suas conseqüências, mas pela obediência a um conjunto de princípios considerados bons em si mesmos, independente das circunstâncias queenvolvem as ações.
O filósofo Jeremy Bentham considerado o criador do utilitarismo clássico como filosofia, foi um crítico de sua época, o que movia sua teoria era questionar a utilidade de cada conceito e normas jurídicas para verificar o objetivo prático das mesmas para a sociedade. Assim define o princípio de utilidade como:
O princípio que aprova ou desaprova qualquer ação, segundo a tendênciaque tem de aumentar ou diminuir a felicidade da pessoa cujo interesse está em jogo, ou, o que é a mesma coisa em outros termos, segundo a tendência a promover ou a comprometer referida felicidade. (Bentham, pg 4)
O filósofo Peter Singer, em seu livro Ética Prática, defende a concepção de uma ética que considere a razão uma ferramenta fundamental nas decisões que envolvam as questões de ordemmoral. A argumentação que ele oferece é a da necessidade de uma razão plausível para a consolidação de uma posição utilitária da ética, embora reconheça que não seja essa a única concepção possível. Enfatizando sempre, que os juízos devem ser construídos de modo universal, evitando dessa forma posições exclusivistas da ética. Diante de duas condutas possíveis, a reflexão deve ser aquela em que se leveem consideração os interesses de todos e não apenas o próprio interesse. O que ele pretende introduzir é uma alternativa ao utilitarismo clássico, isto é, que após examinar todas as alternativas possíveis se possa decidir por aquela que acarreta as melhores conseqüências para todos, e não apenas visando o aumento do prazer e a diminuição do sofrimento. O utilitarismo é uma ética que se propõe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Ponto de vista da mulher no mundo
  • O utilitarismo clássico e contemporâneo: jeremy bentham e peter singer
  • Fichamento do primeiro capítulo de Um Só Mundo (Peter Singer)
  • Peter singer
  • peter singer
  • Peter Singer
  • peter singer
  • peter singer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!