o ponto de muta ao reenha

527 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-UPE
FACULDADE DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE SALGUEIRO-FACITES
GRADUACAO EM ADMINISTRAÇAO

GABRIEL DE PAULA CAETANO

RESENHA CRITICA DO FILME: “O PONTO DE MUTACAO”

SALGUEIRO
2015
FRITJOF CAPRA
Doutor em Física, cientista, ambientalista, educador e ativista: este é Fritjof Capra, austríaco que escreveu O Tao da Física, O Ponto de Mutação, A Teia da Vida, As Conexões Ocultas, dentre outros livros que abordam temas relacionados à ecologia e sustentabilidade, reconhecendo esta última como sendo a consequência de um padrão complexo que envolve a interdependência, reciclagem, parceria, flexibilidade e diversidade.
Capra defende que as sociedades urbanas, assim como os ecossistemas ambos os sistemas vivos que contém os mesmos princípios de organização - podem alcançar a sustentabilidade. Ele pontua que em qualquer sistema vivo há relações de interdependência entre seus componentes, de cooperação generalizada, de reciclagem da matéria, tendendo sempre ao equilíbrio, mas que, no entanto, nossa economia e nosso sistema industrial são lineares. Assim, para reverter este quadro, ele acredita que deve haver uma mudança de paradigmas, concebendo o mundo como um todo integrado, um conjunto de sistemas interconectados, e não como uma coleção de partes dissociadas.

O PONTO DE MUTAÇAO
O Filme Ponto de Mutação traz um debate rebuscado entre os pensamentos de uma física desiludida com os rumos que sua profissão tomou. Um candidato à presidência dos Estados Unidos que, acaba de perder a eleição para presidente e um poeta que acabara de se separar de sua esposa e se encontra em crise. É na discussão travada entre esses personagens que se desenrolará a história do filme.
Em apenas um dia, as personagens trocam ideias sobre as problemáticas do mundo moderno e dos tempos passados através de conhecimentos e teorias de René Descartes, Albert Einstein, política,1 poesia, ecologia2, a fim de entender e buscar respostas sobre o futuro da

Relacionados