O poder politico

Páginas: 22 (5395 palavras) Publicado: 29 de maio de 2013
INTRODUÇÃO

A vida humana é, essencialmente, uma experiência compartilhada. A vida impõe, portanto, a formação de grupos sociais. Inicialmente, todos integram o grupo de habitantes da Terra, vinculados por interesses em parte semelhantes e em parte distintas.
Depois, esse grande grupo vai se dividindo, quase ao infinito, em múltiplos outros: o dos habitantes de um mesmo continente, o dosnacionais de um país, o dos moradores de uma cidade, o dos empregados de uma empresa, o dos membros de um partido político, os integrantes de uma família. Em uma palavra a convivência depende da organização. O grupo social pode ser definido, portanto, como a reunião de indivíduos sob determinadas regras.
Assim sendo o Estado é constituído por um povo, fixado num território, de que é senhor, e que dentrodas fronteiras desse território institui, por autoridade própria, órgãos que elaboram as leis necessárias à vida colectiva e impõem a respectiva execução das regras.
Para existirem tais regras, alguma força há de produzi-las; para permanecerem, alguma força deve aplica-las, com aceitação dos membros do grupo. A essa força, que faz as regras e exige o seu respeito, chama-se poder. Em todo grupo,um, ou alguns, dos membros exerce sobre os outros o poder: na família, os pais sobre os filhos: na empresa, o director sobre os gerentes, os gerentes sobre os chefes de secção, os chefes sobre os demais.
Se é certo que em todo grupo organizado há um poder, existem, no entanto, diferentes espécies de poderes, em consequência, diferentes espécies de grupos sociais. Então, no Estado há um poder, quesujeita todos os habitantes.
Este trabalho, é fruto de um intenso método de investigação, depois de vários livros por nós esfolhados, baseando-se nos diversos temas já expostos, onde iremos falar do Poder e o Estado.
Com este trabalho pretendemos mostrar as causas sociais e psicológicas do poder, suas condições, conhecer as diferentes funções do Estado, sua legitimidade, sua soberania e diferenciaro poder do estado.






1. Poder





1.1. Definição

Poder (do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de dada circunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força.
A sociologia define poder, geralmente, como a habilidade de impor a sua vontade sobre osoutros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira. Existem, dentro do contexto sociológico, diversos tipos de poder: o poder social, o poder económico, o poder militar, o poder político, entre outros. Foram importantes para o desenvolvimento da actual concepção de poder os trabalhos de Michel Foucault, Max Weber, Pierre Bourdieu.
Dentre as principais teorias sociológicas relacionadas ao poder podemosdestacar a teoria dos jogos, o feminismo, o machismo, o especismo etc.
A política define o poder como a capacidade de impor algo sem alternativa para a desobediência. O poder político, quando reconhecido como legítimo e sancionado como executor da ordem estabelecida, coincide com a autoridade, mas há poder político distinto desta e que até se lhe opõe, como acontece na revolução ou nas ditaduras.1.2. CAUSAS DA FORMAÇÃO DO PODER

Como já dissemos na introdução, a vida humana é, essencialmente, uma experiência compartilhada e impõe, portanto, a formação de grupos sociais. Por este facto o homem está exposto a sentimentos como amor e ódio, que geram a necessidade da ordem por meio de uma autoridade coerciva, de outro modo haveria sempre a justiça individual.
Todo homem apresentaem si as tendências de mandar e de obedecer, sendo que a primeira e menos constante é a que está presente nos chefes e a segunda mais aparente a que está presente na maior parte da população está para os comandados, ou seja o desejo de mandar está explícito no chefes e implícito nos comandados.
O poder é considerado então como a força que surge para produzir regras e aplica-las com a aceitação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poder Politico
  • Poder político
  • Poder politico
  • Poder Político
  • As relações entre o poder politico e o poder
  • poder politico
  • O poder politico
  • Poder politico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!