O poder dos EUA sobre a América Latina

Páginas: 9 (2133 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
O poder dos EUA sobre a América Latina
A Inglaterra implantou 13 prosperas colônias na América do Norte, dando origem aos peregrinos.
Peregrinos: primeiras comunidades de ingleses estabelecidos na América do norte. Eram grupos religiosos que sofriam intensa perseguição na Inglaterra (puritanos). Consideravam-se uma raça superior, não se miscigenaram com povos indígenas, como faziam osconquistadores portugueses e espanhóis na América latina.
Home of the brave “terra dos corajosos”: exploradores da América do norte ultrapassaram limites proibidos pela metrópole, dando inicio a uma epopeia de conquistas e violências.
-As 13 colonias se desenvolveram com boa autonomia, atividades artesanais, comerciais e industriais. A economia não era totalmente voltada para os mercados externos,mas permitia também o surgimento de um mercado consumidor interno.
-Principalmente nas colônias situadas ao norte desenvolveu-se capitalismo e indústria, resultou em desenvolvimento econômico. Assim as colônias inglesas passaram a ambicionar autonomia politica. Nesse processo ocorreu a revolução americana, que resultou na independência dos EUA.
-A revolução americana foi marco em que asforças armadas do Reino Unido foram vencidas e expulsas através de uma guerra de guerrilhas, permitindo o surgimento da primeira republica no nosso continente. Após conquistar a independência, os EUA logo deram inicio ao processo de expansão, alargou as fronteiras internas, fase conhecida como Conquista do Oeste.
Doutrinas Monroe e Mahan
Destino manifesto: ideologia que visava ascensão dosEUA.
Doutrinas de Estado: disputa pelo poder político e expansão econômica
Doutrina Monroe: “América para americanos” subordinar a América Latina à expansão geopolítica dos EUA.
Doutrina Mahan: propôs uma forte marinha de guerra, que garantisse o controle do Golfo do México, do Mar do Caribe e das rotas internacionais, para os EUA se tornar potencia internacional.
EUA passam a intervirmilitarmente na América Central, com a justificativa de defender os povos americanos contra o domínio europeu.

A independência de Cuba
Foi espaço colonial dominado pela Espanha (MEL).
Desenvolveu espirito nacionalista e formou vários movimentos rebeldes contra a colonização.
Sua independência foi outorgada pelos EUA em 1902, limitada pela Emenda Platt, que autorizava a invasão da ilha caso osinteresses dos EUA fossem comprometidos (Cuba foi protetorado dos EUA, estava formalmente sujeita às ordens e aos interesses do imperialismo).
Emenda Platt: EUA podia intervir em Cuba no momento em que os interesses recíprocos fossem ameaçados. Cuba passou a ser um protetorado estadunidense.
Tinha sua economia controlada por investidores norte americano, em quase todos os ramos e era grande centrode entretenimento norte-americano.
Revolução Cubana
Criminalidade, corrupção, concentração de renda e interferência estrangeira geravam grande insatisfação na sociedade cubana, agravados pela bruta ditadura de Fulgêncio Batista, que eliminava e torturava opositores. Nesse contexto, houve necessidade de mudança social e surgiram grupos políticos e não oficiais, como um liderado pelo ex-estudantede direito, Fidel Castro, que deu inicio a uma guerra de guerrilhas que derrotou as forças armadas comandadas por Fulgêncio Batista e apoiadas pelos EUA.
A revolução não teve grandes recursos e seu sucesso foi devido ao apoio da sociedade insatisfeita.
Fidel Castro assume o poder e recebe amplo apoio da população, sendo figura carismática, atraindo atenção dos EUA. Entretanto os EUA nãoapoiariam a Revolução Cubana, pois a liderança revolucionaria não se pautaria nas decisões de acordo com conveniências dos EUA.
Isso foi provado pelas decisões de Fidel: nacionalização do capital estrangeiro, implantação de extensa reforma agraria, eliminação do latifúndio.
Ao ver o regime de amplo apoio popular, John Kennedy autorizou uma invasão à Cuba, contando com participação da Máfia e da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política de segurança dos eua para a américa latina
  • Curiosidades sobre a américa latina
  • Fundamentos sobre américa latina
  • Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina.
  • COLONIALIDADE DO PODER, EUROCENTRISMO E AMERICA LATINA
  • Trabalho sobre Ditaduras na América Latina
  • Debates sobre o fim do escravismo na américa latina
  • RESENHA SOBRE AS VEIAS FECHADAS DA AMÉRICA LATINA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!