O Poder do Incoonsciente

1752 palavras 8 páginas
O PODER DO INCONSCIENTE

Euliede Sônia Ferreira Sales
Profa. Luciana Berté Sjlender
Centro Universitário Luterano de Manaus – CEULM/ULBRA
Curso de Psicologia – Técnicas Psicoterápicas II
09/04/013

RESUMO

O poder do inconsciente. O conceito freudiano de que o inconsciente é uma parte reprimida da mente, um armazém de memórias sexuais acessado pela psicanálise tem sido fortemente, contestado, porém, confirmada a afirmação de que o pensamento racional ocupa uma pequena parte do cérebro. O advento das máquinas de ressonância magnética tem revolucionado as pesquisas sobre o funcionamento da mente. Leonard Mlodinow, autor do livro Subliminar defende que a mente subliminar é responsável pelos instintos de sobrevivência e socialização. Diz ele: “O inconsciente é uma ferramenta de sobrevivência”. Neurocientistas e psicólogos, entre os quais, François Ric, Adrian North, Mlodinow, Chris Frith e outros têm feito pesquisas e experiências comprovando que o inconsciente tem um poder maior do que o imaginado, influenciando de forma imperceptível muitas decisões que tomamos e que são consideradas como racionais. Júlia Korte em artigo escrito para a revista Época em março de 2013 diz que quanto maior for o conhecimento sobre o inconsciente, mais fácil será escapar de suas armadilhas e assumir o controle.

Palavras-chave: Ciência; Mente humana; Poder do Inconsciente.

1. INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da ciência, a mente humana tem sido objeto de curiosidade, estudos, pesquisas e inúmeras experiências, na tentativa de melhor entender seu funcionamento e até mesmo, seus mistérios. A partir da filosofia do século XVIII até o advento das máquinas de ressonância magnética, de Freud a Neurociência, o entendimento a respeito do inconsciente, seu poder sobre a mente e o comportamento humano tem evoluído significantemente.
Atualmente concorda-se que o pensamento inconsciente ocupa a maior parte do cérebro humano e que ele está interconectado e influencia

Relacionados