O plano de negócio

Páginas: 8 (1848 palavras) Publicado: 1 de junho de 2011
O Plano de Negócios ajuda a encontrar um caminho para o futuro da empresa.
A idéia é adquirir através da sua elaboração o conhecimento suficiente do tipo de negócio ou serviço que está sendo ofertado, os objetivos perseguidos, os clientes atuais e potenciais, os mercados, os preços, a concorrência, os recursos financeiros disponíveis, as operações e o ambiente externo, de maneira a permitir ummelhor gerenciamento das operações, o estabelecimento de estratégias que permitam a consecução de melhores resultados
Isto permite elevar a eficiência da gestão e portanto aumentar a qualidade da comunicação, o grau de confiabilidade e melhorar a imagem da empresa.
Por outro lado, o Plano de Negócios é muito importante na medida em que serve como um instrumento de apresentação da empresa paradiferentes públicos.
Possíveis públicos-alvo para o seu Plano de Negócios:
Sócios potenciais >> para vender parte do negócio e estabelecer acordos e direção
Parceiros >> para estabelecer estratégias conjuntas
Bancos >> para conseguir financiamentos
Intermediários >> pessoas que ajudam a vender o seu negócio
Investidores >> empresas de capital de risco, pessoas jurídicas e outrosinteressados
Gerentes >> para estabelecer canal de comunicação
Executivos de alto nível >> para aprovar e alocar recursos
Fornecedores >> para outorgar crédito para compra de mercadorias e matéria-prima
Gente talentosa >> que você deseja contratar para fazer parte da sua empresa
A própria empresa >> para comunicação interna com os empregados
Clientes potenciais >> para vender o produto/serviçoO Plano de Negócios é a ferramenta que permite tanto o estabelecimento da visão, posicionamento da empresa frente a visão e os objetivos estratégicos da empresa, quanto para delinear a estratégia.
O Plano de Negócios deve ser utilizado de maneira dinâmica, devendo ser atualizado periodicamente de acordo com as mudanças no ambiente externo e nas políticas internas da empresa. 
Serve tambémcomo instrumento de comunicação entre a empresa e os vários agentes externos como: clientes, bancos, investidores, agências de financiamento e empresas de capital de risco.
Embora o Plano de Negócios seja um só para toda a empresa, ele tem uma estrutura detalhada composta por diferentes tipos de informação.
5.Plano de Negócios deve mostrar com clareza o impacto do Projeto sobre o valor daempresa. Deve também o empreendedor/empresário ter consciência do timing adequado para admissão de novos sócios. Não se deve esquecer que uma admissão de sócios mal negociada implicará em diluição do valor do negócio e uma conseqüente transferência de valor dos atuais acionistas para os novos sócios. 
Elementos do Plano de Negócios
A elaboração de um Plano de Negócios requer busca de informações sobreo ramo de atividade escolhido. O empreendimento pode estar voltado para o comércio e serviços ou para a indústria.
O Plano de Negócios inicia-se pelo estudo do mercado.
Por quê? Porque é  para ele que você vai trabalhar.
É a existência de um mercado que justifica a sua iniciativa de criar uma empresa ou criar novos serviços ou produtos dentro da empresa em que atua. Por isso, é precisoconhecê-lo.
MERCADO: é a relação entre a oferta – pessoa ou empresas que desejam vender bens e serviços – e a procura - pessoa ou empresas que querem comprar bens ou serviços. Os mercados podem ser: consumidor, concorrente ou fornecedor.
A empresa irá produzir produtos ou serviços para satisfazer as necessidades de clientes que, agrupados, chamamos de mercado consumidor.
Dessa forma, para que umaempresa obtenha sucesso no seu negócio, a determinação do mercado-alvo é de extrema importância no desenvolvimento do negócio. Esta determinação permitirá identificar segmentos de mercado específicos que desejam ser conquistados e, também, mostrará os caminhos para alcançá-los.
MERCADO CONCORRENTE
O mercado concorrente é composto pelas pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • plano de negócios
  • plano de negócio
  • plano de negocio
  • Plano de negócios
  • Plano de negócio
  • Plano de negocio
  • Plano de negocio
  • Plano de negocio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!