O PLANEJAMENTO OR AMENT RIO E OS GESTORES DAS ENTIDADES Rayza Serri Monfardini

516 palavras 3 páginas
O PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO E OS GESTORES DAS ENTIDADES
Autor: Rayza Serri Monfardini
Orientador: Mirian Albert Pires

1. INTRODUÇÃO
Uma empresa quando aberta tem como objetivo conseguir maior lucro possível, sendo este compatível com o crescimento da mesma. Destaca-se que o mercado, na atualidade, está despertando a competitividade entre uma empresa e outra. Sendo assim, há varias técnicas que podem ser usadas e que contribuem para o planejamento orçamentário e os bons negócios. (TUNG, 2001).
O Orçamento surgiu da necessidade do mercado, levando as empresas em busca da perfeição e da concorrência (CREMONEZI et al., 2010). Quando fala-se em orçamento logo é possível lembrar de planejamento financeiro, afinal, este se constrói em torno dos orçamentos e juntos, são muito úteis na fixação de padrões para a atividade futura da empresa, contra os quais, no futuro, é possível avaliar os eventos realmente ocorridos. (MENUTOLE, 2008).

Para Tung (2001), o planejamento financeiro é considerado um dos instrumentos mais úteis da área da contabilidade, servindo de base para a análise do comportamento futuro de uma empresa. Contudo, nenhum mecanismo de trabalho substitui a capacidade de um administrador, porém, para ele é imprescindível a técnica de planejamento e controle orçamentário para alcançar sua meta.
Legitimando esse pensamento, Passarelli e Bomfim (2004, p. 11) expõem que
[...] à medida que o tempo passava e a crescente complexidade dos negócios reclamava métodos administrativos mais apurados, as técnicas de planejamento tiveram expandidas as suas aplicações, modificados os seus conceitos básicos e extremamente sofisticados os seus métodos de elaboração.
O processo de planejamento e controle de muitas empresas gira em torno dos orçamentos. Estes não devem ser entendidos como instrumentos que limitam e controlam gastos, mas sim como uma forma de focalizar a atenção para as operações e finanças da entidade, podendo assim prever os problemas que poderão ocorrer em

Relacionados