O planejamento estratégico dentro do conceito da administração estratégica

Páginas: 22 (5329 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DENTRO DO CONCEITO DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA






1. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

LOBATO, David. Curso E-learning: Estratégia de Empresas - Introdução à administração Estratégica, FGV Online.
ANSOFF, H. I. Estratégia empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 1977
Artigo 3° pág. Jornal do Administrador - Edição 226 de 1998.
DEREK, Abell F. Duplo planejamento.HSM Management, São Paulo, n.16, p.106-114, set./out. 1999.
ALBRECHT, Karl. Programando o futuro. São Paulo : Makron Books, 1994.



2. APRESENTAÇÃO DO/A AUTOR/A DA OBRA
O processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas, utilizando-se, para tanto, de um instrumentodenominado “plano estratégico”.
Em Administração, alguns métodos e conceitos têm provado seu valor, ainda que sejam reinventados com a prática ao longo do tempo. A gestão estratégica é um deles. A estratégia significa “a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos”. Mastambém pode ser definida como “a arte de dirigir coisas complexas”. Ambas as definições conferem um tratamento de “arte” para a imprescindível tarefa de buscar direcionar todo o conjunto de recursos organizacionais - representados nos esforços das pessoas (dons, talentos, interesses e aptidões naturais) e na aplicação dos meios materiais disponíveis para fazer o que a empresa faz - para o alcance deum desejo coletivo quanto ao futuro daquele “grupo de pessoas com um propósito” - que é a própria definição de organização.
3 PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA
Com a mudança constante dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores negativos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores. Questões como reduzido crescimento econômico,globalização, regulamentação governamental, inflação, escassez de alguns recursos, alto custo do petróleo e protecionismo internacional deverão alertar as organizações para a utilização e aperfeiçoamento desse Planejamento.
No Brasil, algumas empresas já utilizam o planejamento estratégico, porém as incertezas sobre o que realmente vem a ser e como deve ser trabalhado, ainda são presentes. Ametodologia do Planejamento a Longo Prazo, foi desenvolvida nos Estados Unidos na década de 50, com profunda influência da tecnologia de planejamento dos países com economia planejada a longo prazo. Em conseqüência disso, na opinião de Marvin BOWER (1966), os planos a longo prazo tornaram-se projeções de lucro (para dez anos ou mais) sem muita utilidade, representados por uma enorme quantidade de papel euma limitada quantidade de pensamento estratégico. Tais planos não permitem antever a realidade ambiental futura.
Philip KOTLER (1975), um dos defensores da sua utilização, propõe o seguinte conceito: “O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente”. A direção engloba osseguintes itens: âmbito de atuação, macropolíticas, políticas funcionais, filosofia de atuação, macroestratégia, estratégias funcionais, macroobjetivos, objetivos funcionais. O grau de interação entre uma organização e o ambiente, que pode ser positivo, neutro ou negativo, é variável dependendo do comportamento estratégico assumido pela organização perante o contexto ambiental. O quadro a seguirilustra os comportamentos opcionais de uma organização e as respectivas conseqüências.
Existem dúvidas, também, sobre as diferenças entre Planos Estratégicos, Táticos e Operacionais.
Russell ACKOFF (1966) esclarece que o Plano Estratégico é pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Táticos estão relacionados com as diversas áreas da organização. Por exemplo, um Plano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DENTRO DO CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
  • O planejamento estratégico dentro do conceito de administração estratégica
  • O Planejamento Estratégico Dentro do conceito de Administração Estratégica
  • A necessidade do planejamento estratégico e administração estratégica
  • Administração estratégica e o planejamento estratégico situacional
  • Conceitos basicos de planejamento estrategico
  • Conceito de planejamento estratégico chiavenato
  • 1. Conceito de planejamento estrategico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!