O planejamento estratégico como ferramenta essencial nas micro e pequenas empresas

Páginas: 13 (3090 palavras) Publicado: 21 de junho de 2012
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA ESSENCIAL NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS



Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar e analisar a importância do Planejamento Estratégico nas Micro e Pequenas empresas e suas competências gerenciais que podem contribuir para reduzir a mortalidade das mesmas.


Palavras-chave: Planejamento Estratégico; Micro e Pequena empresa; Estratégia;Gestão Estratégica




1. Introdução

Planejar um negócio independentemente de seu tamanho ou de seu segmento se torna condição indispensável para o sucesso duradouro e sustentável. As transformações econômicas, tecnológicas e sociais têm contribuído para o aumento da concorrência, destacando-se as condições de incertezas do ambiente e alterando as formas de gerenciar as empresas. Essastransformações do ambiente também exigem das empresas, tanto de pequeno e tanto de grande porte, uma maior flexibilidade - manutenção da sua capacidade de descobrir e explorar novas oportunidades de negócio - e competitividade.

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial amplamente utilizada pelas organizações e pode contribuir diretamente para eficiência e eficácia dasempresas mostrando o caminho que as empresas devem seguir para sobreviver e/ou crescer e, conseqüentemente, para melhoria da sua competitividade. No entanto, apesar da importância crescente e dos avanços na aplicação do planejamento estratégico para a tomada de decisões nas organizações, há um segmento no qual o uso deste instrumento de análise é raro: o das pequenas empresas.

A análise estratégicaignora a pequena empresa, que, por sua vez, ignora a existência do planejamento estratégico. Esta divergência refere-se a alguns pontos a serem analisados, como: pequeno porte das empresas, falta de recursos para a contratação de profissionais e/ou serviços de consultorias para suprir a falta de conhecimento administrativo, excesso de tarefas operacionais no dia-a-dia do dirigente, centralização depoder, entre outros.

Logo notamos que as micro e pequenas empresas apresentam grandes dificuldades no processo de elaboração do planejamento estratégico e este contexto remete-nos à questão das particularidades deste segmento. Assim, a partir das metodologias de planejamento estratégico propostas, este artigo tem como objetivo principal identificar e analisar as especificidades de gestão dapequena empresa e a sua influência na adoção da ferramenta, com o intuito de auxiliar a gerência organizando as idéias, identificando o caminho estratégico a seguir e avaliando o desempenho e competitividade da empresa.





2. Planejamento Estratégico

Vivemos numa época em que as empresas são cada vez mais produtivas e eficazes. Uma época em que se dão grandes passos para aumentar aqualidade dos produtos e serviços. Uma época em que há imensas oportunidades e grandes desafios para as organizações. A mudança é a única certeza e saber lidar com ela é uma grande virtude que deve ser desenvolvida. Nesse cenário, o planejamento estratégico se mostra como um método capaz de garantir a perpetuação das organizações.

O planejamento estratégico é a forma mais correta de obter umaorganização que desenvolva seu papel, havendo uma interação com seu ambiente interno e externo, e a visão sempre no futuro, como meio de orientação dos rumos e das ações da organização. Assim, o planejamento estratégico implica uma visão específica do futuro, através da qual a empresa analisa o setor de atuação, o mercado, os concorrentes, os produtos e serviços, o valor a ser oferecido ao cliente, asvantagens a longo prazo, a lucratividade, entre tantos outros aspectos.

É de extrema relevância ressaltar que o alinhamento da organização com o seu ambiente se aplica na definição das questões vitais da organização e a sua execução vai além da função do cumprimento das metas. A importância e prática do planejamento estratégico nas organizações é o ponto-chave para sua sobrevivência. Assim, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: Ferramenta Essencial Para O Alcance De Vantagens...
  • O planejamento estratégico como ferramenta de gestão nas micro e pequenas empresas
  • O planejamento estratégico como ferramenta na pequena empresa
  • Planejamento estratégico para micro e pequenas empresas familiares:uma proposta metodológica para implantar esta...
  • A importancia do planejamento estratégico para as micro, pequenas e médias empresas
  • A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
  • A FALTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
  • Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!