O Planeamento Estrat Gico E A Gest O Estrat Gica Nas PME

556 palavras 3 páginas
O planeamento estratégico e a gestão estratégica nas PME
Introdução:
Este trabalho tem por base a análise e posterior resumo do artigo disponibilizado, artigo este que trata essencialmente da relevância do planemento e gestão estratégica face à conjuntura económica da atualidade, destaca também o papel que o BSC (balanced scorecard) desempenha ou pode desempenhar como um instrumento de apoio imprescendível ao processo de decisão empresarial.
Esta temática tem como principal objetivo alertar as PME de que é urgente e de elevada importância a adoção de um novo e melhorado estilo de governação empresarial que obrigatóriamente terá de passar pelo investimento na planificação e em sistemas integrados de informação estratégica e operacinal.

O “Valor” da Estratégia:
Existe uma grande diversidade de opiniões por parte dos especialistas e desta diversidade ressaltam dois aspetos importantes: o relacionamento direto da estratégia da empresa com o futuro e, os processos de definição dos objetivos, dos meios e das formas de os atingir bem como a sua concretização têm que ser pensados como um conjunto de processos integrados e coerentes .
A importância da gestão estratégica:
Kaplan e Norton desenvolveram um sistema de gestão que permitisse a integração da planificação da estratégia e a execução operativa, baseando-se nas seguintes etapas:
1ª – Desenvolvimento da estratégia; 2ª – Planificar a estratégia; 3ª – Alinhar a organização; 4ª Planificar as operações; 5ª – Controlar e aprender; 6ª – Validação e adaptação da estratégia.
Estas 6 etapas em conjunto formam um sistema fechado, integrado e amplo, que relaciona a planificação estratégica com a planificação operativa, a execução e a aprendizagem. Será necessário rever, modificar e coordenar os processos já existentes por forma a estabelecer um alinhamento estratégico global.

O balanced scorecard como instrumento de planeamento estratégica:
O BSC foi organizado com base em quatro perspetivas (clientes; processos internos;

Relacionados