O planeamento Empresarial.

Páginas: 13 (3075 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO

Em tempo de gestão moderna o planeamento é tido como a ferramenta fundamental e crucial para desenvolvimento da actividade empresarial, visto que actividade empresarial sem o planeamento dificilmente consegue atingir os seus objectivos.
O presente trabalho faz menção ao planeamento empresarial como ferramenta essencial para o início de qualquer actividade humana.
O presentetrabalho possui por objectivo geral analisar o planeamento empresarial como forma de otimizar o gerenciamento nas organizações.
Assim, sendo, possui como objectivos específicos: verificar se o planeamento empresarial influencia no futuro da organização a partir das medidas e ações tomadas no presente.
Dentro de uma empresa a vários tipos de planeamento que são guias de orientação superiores epermanentes por periodos mais ou menos longos que estão relacionados com as politicas, os procedimentos, os regulamentos e os níveis gerencias, que são:
Planeamento estratégico
Planeamento táctico
Planeamento operacional











HISTÓRIA DO PLANEAMENTO

O planeamento por parte do Estado teve início quando a sociedade encontrava-se com a necessidade de se reconstruir. Após o fim daPrimeira Guerra Mundial, com a crise de 1929, a antiga União Soviética tornou-se a primeira nação a aplicar o planeamento como ferramenta de reconstrução.
Após a Segunda Guerra Mundial foi estendida a sua prática aos países do bloco comunista e iniciada em países de economias mais abertas chegando, à França e ao Japão tendo a sua aplicação em países "subdesenvolvidos" apenas na década de 1950 a1960.
A década de 1950 trouxe a recuperação das economias japonesa e européia, destruídas pela Segunda Guerra Mundial, bem como o desenvolvimento da economia norte-americana.
Nesse período, as organizações utilizavam o planejamento para tomadas de decisão,baseando-se em informações passadas.
O desenvolvimento de outras economias, entretanto, bem como o surgimento de novos
mercados, tornaram acompetição altamente acirrada entre as organizações, modificando drasticamente o cenário mundial. Esses fatos geraram a necessidade de as organizações se anteciparem aos acontecimentos e não apenas extrapolarem as tendências passadas.














A IMPORTÂNCIA DO PLANEAMENTO



O planeamento é importante porque traduz também uma ideia de previsão, uma vez que o processo deplaneamento evita a pura improvisação. Contudo, a improvisação considera-se como um complemento ao planeamento.
A empresa toma decisões tendo por base essas previsões, que se pretendem fiáveis, consoante o tipo de decisões a tomar, assim as previsões poderão ser de curto prazo ou de médio e longo prazo.

O planeamento consiste em delinear um objectivo para uma empresa, traçando as suasestratégias, passando pela análise swot, analisar os pontos fortes e fracos, a nível interno da empresa e as oportunidades e as ameaças a nível do mercado. O planeamento não é uma atitude passiva, pois esta não tem fim, é uma actividade contínua, ao contrário de prever que é formular um futuro. Para um planeamento correcto é necessário que este passe por várias fases, sendo elas o estabelecimento deobjectivos; identificação dos meios; escolha da estratégias e da estruturas; organização dos métodos de trabalho e das actividades; e por fim o controlo das actividades.

Uma das principais funções administrativas, o planeamento, "P" do PODC (Planear, Organizar,Dirigir e Controlar), como função é fundamental para as organizações, é desta função que parte todas as ações previstas da organização, é a delatambém que temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado e da própria organização. As organizações nascem com propósitos ás vezes não tão claros, nascem da vontade dos seus fundadores, que nem sempre estão comungadas com o mercado, e isto é que na maioria das vezes leva uma organização a uma morte prematura.

O planeamento é uma peça fundamental que começa com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planeamento Empresarial
  • planeamento empresarial nas empresas terciarias
  • Estrategia e planeamento empresarial
  • GA 002 ESTRATEGIA EMPRESARIAL E PLANEAMENTO ESTRATEGICO
  • Planeamento
  • O planeamento
  • Planeamento
  • Planeamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!