O plágio na comunidade científica

Páginas: 2 (396 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2012
Disciplina: Português Instrumental I


Resumo do texto “O plágio na comunidade científica: questões culturais e lingüísticas” de Sônia M. R. Vasconcelos.




O plágio, entreoutras definições, pode ser considerado como a “apropriação ou
imitação da linguagem, idéias ou pensamentos de outro autor e a representação das mesmas como se fossem daquele que as utiliza”, segundo oRandom House Unabridged Dictionary.
Nos países de língua inglesa, o plágio é tratado com bastante seriedade e sua prática está sujeita a punições severas. Nesses países, o plágio é visto comodesonestidade acadêmica e é, inclusive, investigado pelas agências de fomento. Em 2006, uma bióloga nos Estados Unidos, perdeu o financiamento de sua pesquisa por apresentar uma versão plagiada de umprojeto de sua orientadora.
Percebe-se que, atualmente, há uma política de “tolerância zero” ao plágio em publicações acadêmicas. Autores acusados de plágio podem até serem proibidos de publicarem seustrabalhos. Eles acabam com sua reputação no meio acadêmico, além de prejudicarem a evolução da atividade científica.
A idéia de plágio ainda não está clara para todos os pesquisadores do mundo.Exemplo disso são as culturas confucianas (China, Singapura e Coréia). Devido a questões culturais, em que não há conceitos definidos de autoria e propriedade intelectual, esses países possuem visãodiversa do Ocidente quanto à valorização da originalidade e autoria das pesquisas.
Embora o número de brasileiros proficientes em inglês seja bem reduzido, a produção de periódicos internacionais écrescente. Isso aponta para possíveis casos de plágio, mas como isso ainda não foi investigado, não se sabe ao certo a quantidade de publicações plagiadas ou auto-plagiadas. Segundo Obdália Silva, emEntre o plágio e a autoria? Qual o papel da universidade? (2006) [no Brasil]... “historicamente, desde o ensino fundamental à universidade, tem-se convivido com a prática de cópias de produções textuais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamendo: Plagio na comunidade cientifica
  • O que é o plágio e o que ele representa para a comunidade científicA (JERUSANNEDOSSANTOS)
  • Resenha sobre "o plágio na comunidade científica: questões culturais e linguísticas"
  • O método cientifico: a comunidade cientifica
  • O metodo cientifico: a comunidade cientifica
  • Comunidade Científica Afrodescendente
  • Importancia da mulher na comunidade cientifica
  • A Tica Na Pesquisa Cientifica Em Tempos De Plagio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!