O pibid como ferramenta de preparação à docência dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas do ifce - campus jaguaribe.

1135 palavras 5 páginas
INSTITUTO
FEDERAL
CEARÁ
JAGUARIBE

ALANNA ÉRICA PONTES BARBOSA

O PIBID como ferramenta de preparação à docência dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE - Campus Jaguaribe.

Atividade apresentada à disciplina de
Metodologia do Trabalho Científico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Ceará – Campus Jaguaribe.
Professor: Júlio Albuquerque Camilo Saraiva

JAGUARIBE - CE
2013

Sumário

Capa---------------------------------------------------------------------------01

Sumário-----------------------------------------------------------------------02

Introdução--------------------------------------------------------------------03

Objetivos----------------------------------------------------------------------05

Justificativa-------------------------------------------------------------------06

Metodologia------------------------------------------------------------------07

Referências bibliográficas--------------------------------------------------08

1. INTRODUÇÃO

Segundo Franco; Bordignon, Nez (2008), é inegável a crucialidade da formação docente para que haja uma melhoria efetiva na educação brasileira, em todos os seus níveis. Buscando um aperfeiçoamento na formação de alunos em suas diversas licenciaturas novos encaminhamentos foram construídos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) nos últimos anos. Nessa perspectiva o Ministério da Educação, criou um programa que concede bolsas de iniciação à docência (PIBID), que tem sido uma excelente ferramenta na aprendizagem e desenvolvimento para os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Avançado Jaguaribe. O programa é uma iniciativa da capes para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica (PIBID, 2006). Em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino o projeto promove a

Relacionados