O petróleo: um mercado volátil!

Páginas: 10 (2283 palavras) Publicado: 1 de fevereiro de 2011
Índice

Índice 2
Introdução 3
A importância dos combustíveis fósseis e as interrogações actuais 4
Opção Nuclear 5
A Herança para o futuro 7
A interface energia/ambiente 8
Análise Local 10
Bibliografia 11

Introdução

Atendendo a que o consumo de petróleo nos últimos tem vindo a aumentar exponencialmente nesta última década, torna-se urgente avaliar qual a dependência existente emrelação a esta energia não renovável. Olhando para a conjectura internacional à época em que o artigo foi publicado (pré guerra do Iraque), o mundo vivia um conflito que muita tinta fez correr nos jornais, o conflito nos Balcãs. A bacia existente no Mar Cáspio despertava o interesse de grupos petrolíferos que regozijavam pelo controlo da região. Este conflito exemplificava a corrida, que ainda hojese vê, ao “ouro negro” e o poderio económico que este arrasta.
Sendo este ainda o principal mercado a nível mundial, acarreta as suas consequências. A subida e queda do preço do petróleo vive muita da especulação bolsista tornando este mercado permeável a várias influências externas, como um conflito militar. Fazendo a correlação com o cenário actual, o conflito nos Balcãs é um exemplo daquiloque estava para vir, o conflito no Iraque que, em pouco tempo provocou a maior crise mundial de petróleo desde anos 70.
Mas não são só estes os problemas gerados pelo mercado petrolífero. O crescente consumo desta energia provoca uma consequência ambiental de longo prazo, a emissão de gases efeito estufa. Assistimos a aumento da emissão de gases de efeito estufa que, em grande parte tem origem nocrescente consumo de petróleo, o que torna a meta de Kyoto cada vez mais uma ilusão.
O estudo dos efeitos do mercado do petróleo e da dependência do mundo nesta energia são ainda um tema muito actual que, com o apoio deste artigo, tentaremos aprofundar.

A importância dos combustíveis fósseis e as interrogações actuais

O século XX foi o século do petróleo, utilizado em numerosasaplicações energéticas e como matéria-prima no sector petroquímico.
Mais recentemente, o gás natural, também combustível fóssil, a exemplo do carvão e do petróleo, tem vindo a assumir um papel de crescente importância na cena energética mundial, em particular nos grandes espaços económicos abastecidos por redes de gasodutos, a partir dos jazigos de gás natural ou de terminais de recepção de gásnatural liquefeito.
Apesar da importância relativa de fontes energéticas alternativas aos combustíveis fósseis, como as energias renováveis e a energia nuclear, o certo é que a base amplamente maioritária do sistema energético mundial e, também, do nosso pequeno sistema energético regional assenta nos combustíveis fósseis.
Tem vindo a tornar-se evidente, de uma forma crescente nos últimosanos, que a época de predominância dos combustíveis fósseis apresenta, a par dos espectaculares benefícios para o progresso da Humanidade, a sua face sombria, senão mesmo negra, suscitando numerosas interrogações e preocupações. Estas inquietações dizem respeito, sobretudo, ao possível esgotamento dos recursos fósseis num prazo mais ou menos longínquo, à poluição associada à sua queima, que está naorigem da gradual degradação dos ecossistemas naturais, da perda de qualidade de vida e das eventuais alterações climáticas, a que se junta, ainda, a problemática da segurança de abastecimento, em virtude da instabilidade geo‑política de regiões onde se situam as grandes reservas de petróleo e gás natural. Tornando a estrutura operacional global mais vulnerável às ameaças externas e ao colapsointerno.

Opção Nuclear

Esta fonte energética volta a ser tida como uma possível alternativa, tendo em vista, principalmente, o problema dos altos níveis de emissão de CO2. O seu uso permanece controverso e também fonte de calorosos debates sobre a sua conveniência.
Podemos dizer que a raiz da discussão actual é principalmente a problemática ambiental que o uso desta fonte de energia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Mercado do Petroleo
  • o Mercado do Petroleo
  • Perspectiva do mercado de trabalho do petroleo
  • Análise de estrutura do mercado do petróleo no brasil e no mundo
  • Tecnologia de refino de petróleo e gás natural
  • Conteudo Local no Mercado Petróleo e Gás ANP
  • Brasil sustentável
  • ENGENHARIA DE PETRÓLEO E O MERCADO DE TRABALHO NACIONAL E INTERNACIONAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!