O perigo das redes sociais

Páginas: 21 (5098 palavras) Publicado: 16 de julho de 2013
Introdução

A geração de hoje nasceu com a internet. Assim, cada vez mais cedo, as crianças aprendem (muitas vezes sem a ajuda de ninguém) a manipular o computador e explorar o mundo virtual.
Crianças e Jovens são as que mais acessam a internet no mundo todo, passando cerca de 13 horas online por semana. Desse tempo, 60% é dedicado às redes sociais, sites de entretenimento e mensagensinstantâneas.
Apesar de redes sociais virtuais como Facebook e Orkut possuírem restrição de idade para utilização – no mínimo 13 anos – os pequenos estão driblando a classificação etária. “Não há uma idade certa para iniciar o uso da internet
As Redes Sociais surgiram para facilitar e interligar a comunicação entre o mundo, estreitar as relações e agilizar o repasse de informações entre os quatrocantos do planeta. Assim, em poucos anos, o surgimento das redes sociais na internet invadiram as casas e empresas em todo o mundo, concretizando a tão comentada globalização. Somente em setembro de 2009, segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online, 59 milhões de pessoas utilizaram comunidades e ferramentas de mensagens instantâneas no Brasil. Redes sociais como Twitter, Facebook e Myspace já fazem partedo dia a dia da maioria dos internautas.
.Objetiva-se com este trabalho a conscientização dos usuários quanto aos riscos a que são submetidos as crianças e jovens ao abrir uma simples página na internet.






Benéficos

Ninguém precisa proibir os pequenos de usarem a internet, já que as redes sociais, quando bem utilizadas, trazem benefícios. “Elas podem facilitar o início de algunsrelacionamentos ou mesmo fortalecer outros, em que haja dificuldade em estar próximo no dia a dia. Costuma ajudar também quem é mais tímido, pois a relação virtual dá um pouco mais de segurança para o início do contato pessoal”, explica a psicóloga.
Além disso, a internet facilita o estudo, as pesquisas e a diversão por meio de jogos interativos. Para Lúcia, esse uso é positivo desde que nãoatrapalhe a vida real. Atividades na internet não devem substituir, por exemplo, esportes, brincadeiras fora do computador, cinema, entre outras opções de lazer fora do computador. pequenos de usarem a internet, já que as redes sociais, quando bem utilizadas, trazem benefícios. “Elas podem facilitar o início de alguns relacionamentos ou mesmo fortalecer outros, em que haja dificuldade em estar próximono dia a dia. Costuma ajudar também quem é mais tímido, pois a relação virtual dá um pouco mais de segurança para o início do contato pessoal”, explica a psicóloga.
Malefícios
As crianças, de um modo geral, são sinceras e o meio virtual não é “amigo” da sinceridade. Ou seja, se uma pessoa quiser fracassar ou ter problemas pessoais basta ser verdadeira nas redes sociais.
O contato virtual édanoso para as crianças, pois as mesmas sequer experimentaram tudo aquilo que é concreto, como por exemplo: formas variadas de movimento e experimentação de emoções em relação ao outro por meio do convívio (e o esporte é um excelente meio para isso).
Deixar a criança brincando no computador o tempo inteiro está mesmo fora de cogitação., Os pais devem estabelecer uma disciplina para o uso dos meioseletrônicos, e não simplesmente eliminar o computador da vida dos filhos. “As crianças já possuem uma atração muito grande pela tecnologia, a menos que você nunca a deixe chegar perto de qualquer meio eletrônico”, . Contando que grande número de adultos anda para lá e para cá com celulares em mãos, este contato se torna inevitável. “Uma criança de três anos já é capaz de entrar sozinha na internet eassistir um vídeo no Youtube, então você precisa mostrar o que aquilo significa”, .
O fato de alguns tipos de sites serem muito interessantes, acabam gerando agravantes muito grandes, como por exemplo: estimular o usuário a passar horas na frente do computador, fazendo com que ele viva apenas uma vida virtual e se esqueça da realidade, ocasionando um ciclo vicioso. O individuo apenas faz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • perigo nas redes sociais
  • Perigos em redes sociais
  • o perigo das redes sociais
  • os perigos nas redes sociais
  • Perigo das Redes Sociais
  • O perigo sobre as redes sociais
  • Redes sociais e redes de empresa
  • Redes sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!