O PERFIL IDEAL DO PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO NAS AGÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

1866 palavras 8 páginas
O PERFIL IDEAL DO
PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO
PUBLICITÁRIO NAS AGÊNCIAS
CONTEMPORÂNEAS

RESUMO
O presente artigo busca apresentar o perfil ideal do profissional de atendimento publicitário nas agências contemporâneas, bem como suas funções e qual a sua importância dentro da agência de propaganda.
Se acompanhado o histórico dessa área, percebe-se que com o passar das décadas o atendimento foi perdendo seu prestigio para a criação, planejamento e para a mídia. Porém, com o advento do século XXI, volta-se a ideia que esse profissional deve ser o “generalista”, conhecer de tudo um pouco e orientar corretamente clientes e companheiros de agência.

Palavras-chave: Agência. Atendimento. Perfil. Propaganda.

1 INTRODUÇÃO

A competitividade entre as empresas do mesmo segmento aumenta a cada dia, e para obter destaque entre as concorrentes, elas começam a investir em algo que anos atrás nem se cogitava, a propaganda.

Muitas das empresas procuram profissionais qualificados para tal função, e é quando se deparam com as agências de propaganda e tem seu primeiro contato com o atendimento da agência. Mas qual o papel fundamental do atendimento, qual o melhor perfil, por que é tão importante um profissional qualificado para atuar nessa área? Com base nesses questionamentos é que esse artigo será desenvolvido, enfatizando qual o perfil ideal do profissional de atendimento contemporâneo.

2

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para Santos (2005), Atendimento publicitário é:

A principal tarefa do Atendimento é identificar as necessidades do anunciante e disseminá-las na Agência, para desenvolvida uma solução de comunicação. Para tanto é necessária a prospecção de uma série de informações da empresa, os seus produtos, os seus mercados, os seus concorrentes, as leis e normas regulam a sua atividade, as tendências econômicas e tecnológicas do setor em que ele atua etc. Essas informações são coletadas através do briefing, que é uma espécie de

Relacionados