O Perfil do profissional em Logística

Páginas: 9 (2116 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013

RESUMO
O presente trabalho explora o papel da logística, em particular as competências relativas ao profissional da área caracterizando os elementos que compõem o estudo da logística aplicada às organizações.
Quanto ao enfoque prático, o trabalho compreende especificamente o desenvolvimento de uma análise crítica das competências relativas ao profissional de logística, destacando osprincipais elementos de estudo da área. Seus objetivos centrais são identificar as principais atribuições do trabalho do profissional e suas preocupações, elencando de forma geral o conjunto de conhecimentos atuais necessários ao profissional que atua no campo da logística empresarial.

Palavras-Chave: Competências do profissional de logística; Atribuições do profissional de logística.SUMÁRIO


Introdução 3
Capítulo 1 A logística 4
1.1 O que é a logística? 4
1.2 O estudo da logística 5
Capítulo 2 O profissional de logística 5
2.1 Atribuições do trabalho do profissional de logística 5
2.2 Preocupações do profissional de logística 7
2.3 Qualidades pessoais necessárias ao individuo que atua no campo de logística empresarial. 8
3 Conclusão 9
4Referências bibliográficas 10





1. INTRODUÇÃO

O conhecimento das atividades logísticas surgiu a séculos, porém o termo
originou-se somente durante a segunda guerra mundial, quando foi usado para definir o conjunto de atividades relacionadas à movimentação de recursos humanos, armamentos e munições para os campos de batalha.
A palavra logística tem a sua origem no verbo francês ”loger”que significa alojar ou acolher, por sua vez a logística e a estratégia competitiva demonstraram sua importância quando os Estados Unidos e seus aliados tiveram que deslocar diversos materiais por grandes distâncias na preparação da guerra do Golfo.
No transcorrer da história do homem as guerras têm sido ganhas e perdidas através da capacidade da logística, embora os generais dos tempos remotosterem compreendido o papel da logística, somente agora os gestores das organizações empresariais entenderam a sua extrema importância na obtenção de vantagem competitiva. De certa forma deve-se ao baixo nível de compreensão dos benefícios do entendimento da cadeia logística, os processos que à compoem podem ser divididos em dois tipos de atividades:
As principais e as secundárias (Carvalho, 2002,p. 37);
Principais: Transportes, Gerenciar os Estoques, Processamento de Pedidos.
Secundárias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Obtenção / Compras, Programação de produtos e Sistema de informação.











1. A LOGÍSTICA
1.1 O que é logística?
Atualmente muito se comenta a respeito da logística, sendo responsável pelo sucesso ou insucesso das empresas. Porém, o quese pode perceber nas organizações é que pouco se sabe sobre suas atividades e como as mesmas devem ser definidas. Sendo assim é importante então entender o que de fato ela é.
Podemos compreender por logística a área responsável por prover recursos, equipamentos e informações para execução de todas as atividades de uma empresa.
Dentro da visão organizacional a logística é responsável poradministrar os recursos materiais, financeiros e pessoais nas empresas, gerenciando desde a compra até a entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.
Existem muitas maneiras de definir o seu conceito, as mais conhecidas são: Logística consiste em fazer chegar à quantidade certa dasmercadorias certas ao ponto certo, no tempo certo, nas condições e ao mínimo custo; a logística constitui-se num sistema global, formado pelo inter-relacionamento dos diversos segmentos ou setores que a compõem. Compreende a embalagem e a armazenagem, o manuseio, a movimentação e o transporte de um modo geral, a estocagem em trânsito e todo o transporte necessário, a recepção, o acondicionamento e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Perfil do profissional de logística
  • Profissional de Logística
  • Perfil do profissional de logistica
  • perfil profissional
  • Perfil Profissional
  • Perfil profissional
  • Perfil profissional
  • Perfil profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!