O perfil do Menor Infrator

Páginas: 12 (2890 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL – FADIRE
ESPECIALIZAÇÃO EM POLITICAS PÚBLICAS E INTERVENÇÃO SOCIAL
THALYTA TICYANA DANTAS E SILVA
POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS AO MENOR INFRATOR DO BRASIL: EDUCAR PARA NÃO PUNIR
PAU DOS FERROS-RN
2014
THALYTA TICYANA DANTAS E SILVA
POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS AO MENOR INFRATOR DO BRASIL: EDUCAR PARA NÃO PUNIR
Trabalho deConclusão de Curso apresentado a Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FADIRE, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Politicas públicas e Intervenção social.
PAU DOS FERROS- RN
2014
RESUMO
Numa sociedade extremamente heterogênea como a brasileira, as políticas sociais têm um papel importante na diminuição das desigualdades, como maus tratos a crianças eadolescentes, a drogadição, a prostituição, e o mundo atrativo do crime. Esses problemas foram diminuindo com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em favor da infância e da juventude. Esse trabalho teve como objetivo principal a avaliação das políticas públicas, como instrumento de intervenção imediata na educação e ressorcialização do menor infrator. Tendo como metodologia osestudos bibliográficos, que analisam e discutem as políticas públicas para o menor infrator no Brasil, conclui-se que essas medidas ainda são falhas e praticamente inexistentes; A única medida prática são as prisões sem grades (FEBENS) que tratam as crianças e os adolescentes como bichos enjaulados transformando suas vidas em cárceres privados. Dessa forma, a avaliação de políticas públicas visaajustar ou validar metas e focos socais, como medidas salutares e não educativas.

PALAVRAS- CHAVE: Crianças. Políticas Públicas. Desigualdade.
ABSTRACT
An extremely heterogeneous society like Brazil, social policies have an important role in reducing inequality, such as mistreatment of children and adolescents, drug addiction, prostitution, and the attractive world of crime. These problems weredecreasing with the creation of the Child and Adolescent (ECA), on behalf of children and youth. This work had as main objective the evaluation of public policies, as a means of immediate intervention in education and ressorcialização the juvenile offender. Having such methodology bibliographic studies, which analyze and discuss public policies for the juvenile offender in Brazil, it is concludedthat these measures are still flaws and practically non-existent; The only practical measure are prisons without bars (FEBENS) to treat children and teenagers like caged animals transforming their lives in private prisons. Thus, the evaluation of public policies aimed at adjusting or validate these social goals and focuses, as wholesome and non-educational measures.
KEYWORDS: Children. PublicPolicy. Inequality.

1 INTRODUÇÃO
Numa sociedade extremamente desigual e heterogênea como a brasileira, as políticas públicas sociais têm o papel de diminuir as desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico ea formação do cidadão.
A história social da América Latina é marcada pela forte presença da pobreza, da marginalidade social, da criança ilegítima ou da criança abandonada. Ignorar esse amplo seguimento da nossa população é fazer uma história social, uma história de família, uma história de vida privada ou uma história do cotidiano incompletas, omissas, insuficientes. (MARCILIO, 1998).
Amarginalidade menorista é vista como um problema social. O adolescente é na verdade, vitima do processo de marginalização que incide sobre aquela parcela da população que não é detentora de recursos para prover as suas necessidades de sobrevivência. Vive em condições de extrema carência, tanto econômica, quanto social, cultural e familiar.O presente trabalho foi construído por meios de estudos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • menor infrator
  • Menores infratores
  • O menor infrator
  • Menores infratores
  • menores infratores
  • Menores Infratores
  • menor infrator
  • Menores infratores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!