O PERFIL DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO

Páginas: 23 (5638 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
FACULDADE PITÁGORAS
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO



CLEVERSON E. R. DE LIMA - 785372




INTRODUÇÃO Á ENGENHARIA




SOROCABA
2014
CLEVERSON E. R. DE LIMA - 785372
JULIANA APARECIDA R. B. LEITE - 779150
LARISSA DE C. OLIVEIRA - 895446
MARCELO VICTOR S. DE OLIVEIRA - 895467




INTRODUÇÃO Á ENGENHARIA



Trabalho realizado na disciplina de introdução á Engenharia,pelos alunos do curso de Engenharia de Produção.
Ministrado pelo Profº Hudson Victoria Diniz




SOROCABA
2014
SUMÁRIO










INTRODUÇÃO
Um Engenheiro não importando sua habilitação tem que ter a capacidade de selecionar e armazenar informações, só assim este profissional vai conseguir desenvolver bem o seu trabalho e comunicar o que é imprescindível acontecer em sua área,e expressar de forma verbal a sua profissão não é fácil para aqueles que não conhecem a fundo a sua profissão, e tendo em vista este problema o presente trabalho tem por finalidade ser o canal de comunicação para todos aqueles que queiram conhecer o estado da arte da engenharia de produção, e é com esta perspectiva que foram selecionados informações sobre a história, o curso, o perfilprofissional, o mercado de trabalho etc; sobre esta nova engenharia que surgiu com o intuito de melhorar a produtividade e a qualidade do produto uma vez que atualmente o mercado é altamente competitivo, tornando assim, indispensável a presença de um engenheiro de produção numa empresa.
HISTÓRIA DA ENGENHARIA PRODUÇÃO
A Engenharia de Produção nasceu dentro da Engenharia Mecânica e por isso se dedicouinicialmente aos sistemas físicos e os primeiros relatos do surgimento desta nova engenharia surgiu nos EUA entre 1882 e 1912 com o chamado movimento "Scientific Management" (Administração Científica) preconizado por F.W. Taylor, Frank e Lillian Gilbreth, H.L. Gantt, dentre outros. Com o advento da produção em massa, difundida por Henry Ford, os Engenheiros de Produção passam a exercer papel fundamentalno processo produtivo, uma vez que a eles competiam à idealização e a regência de todas as atividades produtivas dos trabalhadores no chão de fábrica visando à obtenção do produto final.
No Brasil a engenharia de produção foi introduzida em 1959 e a primeira instituição a ministrar o curso foi a Escola Politécnica da USP tendo como cenário o forte processo de industrialização vivido pelo país naépoca, mais particularmente com a instalação das indústrias automobilísticas na região do ABC paulista.
Na década de setenta, notou-se mesmo no Brasil, que os conceitos e métodos próprios da Engenharia de Produção ganharam notável desenvolvimento e tornaram-se independentes de qualquer área tecnológica sendo aplicada a todas as áreas clássicas das engenharias. A Engenharia de Produção é umahabilitação específica derivada de qualquer uma das seis grandes áreas da engenharia. Assim, existem cursos de Engenharia de Produção Plena (envolvendo todas as seis grandes áreas), Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Mecânica.
Em relação às outras engenharias a engenharia de produção é uma habilitação nova e que de acordo com o InternationalInstitute of Industrial Engineering (IIIE) e a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO): A engenharia de produção dedica-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e o ambiente e que tem como função promover a expansão do consumo, por meio da redução do custo dos serviços e mercadorias e da maior eficiência dossistemas produtivos. Para isso, o engenheiro de produção precisa conhecer muito bem o mercado, o estágio de desenvolvimento do país e sua distribuição de renda e também compete ao engenheiro especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente.
O CURSO

O engenheiro de produção tem por objetivo fazer um mundo melhor. A Engenharia de Produção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Perfil do Engenheiro de Produção
  • Perfil Engenheiro de Produção
  • Perfil do engenheiro de produção
  • Perfil do engenheiro
  • o perfil do engenheiro
  • Perfil do engenheiro
  • perfil do engenheiro
  • Perfil de um Engenheiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!