O perfil do engenheiro ao longo da História - Resenha

Páginas: 9 (2183 palavras) Publicado: 16 de junho de 2013
Resumo do artigo O PERFIL DO ENGENHEIRO AO LONGO DA HISTÓRIA
Por Fernando Schnaid, Fernando F. Barbosa, Maria I. Timm da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O artigo compara alguns exemplos da história da humanidade com o presente, mostrando as características em comum dos homens, desde o tempo da idade da pedra, passando pela revolução industrial, que ele chama de engenhosos, até aEra da Globalização, o hoje chamado engenheiro. O autor faz o uso muito interessante deste termo, engenhoso, pois no texto este termo não significa a engenharia sistematizada, apoiada em cálculos matemáticos e considerações científicas, mas sim uma postura, um olhar curioso, uma ação.
Mesmo que as atividades desses engenhosos, transformadores das condições ambientes e geradores de tecnologiapouco desenvolvida, não possam ser enquadrados nas definições correntemente aceitas de engenharia, é possível identificar um perfil que se assemelha ao do profissional que hoje chamamos de engenheiro.
Cabeça de Engenheiro
''Cabeça de engenheiro'' é uma expressão bastante usada. Tendem a ser associada aos engenheiros a facilidade nos cálculos, a dificuldade de escrever ou se expressar, atendência a visualizar os fenômenos antes de descrevê-los. Essa expressão é usada às vezes como uma qualidade, pois os engenheiros são considerados empreendedores, capazes de enfrentar desafios de grande porte, os profissionais com formação em engenharia tradicionalmente sempre tiveram possibilidade de ocupar cargos de administração e finanças e competência para fazê-lo. O curso de engenhariaorganiza a cabeça do profissional, do ponto de vista lógico. Isso faz com que ele seja apto a enfrentar diferentes tipos de problema usando um método sólido e voltado para resultados. Mas o fato de que os engenheiros têm uma objetividade excessiva, certa frieza de raciocínio muitas vezes é vista como um defeito.
Curiosidade e observação da natureza
O artigo mostra uma relação entre o engenheiroatual, com o homem pré-histórico. As atitudes do homem do tempo das cavernas que lascavam pedras para construir armas e utensílios rudimentares nos fazem pensar, que desde então eles observavam as pedras mais adequadas para construir cada utensílio, umas mais fortes, outras que os possibilitavam de fazer instrumentos mais afiados. E mostra que essa capacidade de observação, mesmo que por instintoe experiência, pode ter tido influência nas atitudes dos homens pré-históricos, pode ter sido o diferencial na hora de um enfrentamento com o grupo, ou na disputa na hora de abater um animal e na hora de acessar a sua carne para se alimentar.
Há dois milhões de anos, o “homo erectus” criou ferramentas toscas (pontas, martelos e enxadasrudimentares), que não precisaram ser modificadas, ao longo de milhares de gerações, porque serviam exatamente às necessidades de sobrevivência do grupo. Esse conjunto de itens serviu para prover a fantástica capacidade de sua locomoção do grupo, estimada em 10 quilômetros a cada geração, suficiente para que os “erectus” ganhassem o status de nômades.
Os nômades perseguiram sua caça e osmelhores frutos em baixa velocidade de locomoção. Isto os fez ''descobrir'' o fogo, produzido por raios. Todos viam o fogo, mas apenas alguns tiveram a idéia de que tomar posse do mesmo, para gerar luz e calor nas cavernas escuras e úmidas, paraafugentar os animais e novas tarefas para o fogo foram descobertas ao tê-lo por perto, como cozinhar os alimentos para amaciá-los e melhorar seu gosto, e até para endurecer as ferramentas. Aprisionar o fogo era tarefa que exigia certamente um pouco de habilidade manual. Já manter o fogo aceso, antes de aprender a produzi-lo, deve ter exigido uma boa dose de gerenciamento, já que as brasas vivas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O perfil do engenheiro ao longo da história
  • Resumo do artigo o perfil do engenheiro ao longo da historia
  • O perfil do engenheiro ao longo da hist ria
  • Perfil do trabalhador brasileiro ao longo da história
  • Perfil do engenheiro
  • o perfil do engenheiro
  • Perfil do engenheiro
  • perfil do engenheiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!