O percuso histórico da ortografia da língua portuguesa

Páginas: 20 (4763 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
O percurso histórico da ortografia da língua portuguesa

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o percurso histórico da ortografia portuguesa, a partir do século XVI até o início do século XX. A pesquisa está amparada por teorias da área da Lingüística com as considerações de estudiosos como Orlandi, Fávero e Molina. Constatou-se, por meio de estudos histórico-linguísticos, que aspropostas de sistematização verificadas em cada período foram estimuladas, desde o início, por questões ideológicas reveladas pelo autor ou pelo grupo que está inserido, contaminado pelas idéias sociais e políticas da época. Verificou-se que fatores externos à língua podem influenciar nas modificações lingüísticas, em especial, nas alterações ortográficas. No Brasil, as questões que se referem àortografia ocorreram de maneira peculiar, porque estavam relacionadas à busca pela identidade nacional e lingüística.

Palavras-chave: Ortografia, língua portuguesa.

Abstract

This article aims to present the history of English spelling, from the sixteenth century until the beginning of the twentieth century. The research is supported by theories in the field of linguistics with thefindings of scholars like Orlandi, Fávero and Molina. It was, by historical and linguistic studies, that the proposals of systematization found in each period were driven from the outset, by ideological issues revealed by the author or the group that is inserted, contaminated by social and political ideas of the time. It was found that external factors may influence the language in linguistic changes,especially changes in spelling. In Brazil, the issues that concern the spelling was so strange, because they were related to the search for national identity and language.

Key words: Spelling, English

-------------------------------------------------
1. Percurso histórico da ortografia portuguesa: sistematização

De acordo com Teyssier (2007), os primeiros textos escritos surgiram emmeados do século XIII. Neste período não havia sistematização da grafia dos vocábulos, o som e a letra apresentavam uma estreita relação, que para Coutinho (1976: 71) “a língua era escrita para o ouvido”.
A história da ortografia portuguesa compreendeu três períodos: o fonético, o pseudo-etimológico e o simplificado. O fonético se iniciou a partir do século XII até meados do século XVI. A grafianesta fase, considerada arcaica, representava exclusivamente os sons da fala, inexistindo a preocupação de se escrever com base na etimologia da palavra. Não havia uma padronização na transcrição escrita, uma palavra aparecia, num mesmo documento, grafada de várias maneiras: haver/aver; nõ/nom/non; hidade/idade/ydade; homem/omem/ome. O h, por exemplo, podia indicar tonicidade da vogal: he (é); aexistência de hiato: sahida (sa-í-da), trahedor(traidor; o som i : sabha (sabia); e, às vezes, era usado sem função definida: hua (uma). Na realidade, existia uma absoluta falta de sistematização e de coerência.1
O segundo período, denominado pseudo-etimológico, iniciou-se no século XVI e estendeu-se até os primeiros anos do século XX. A grafia etimológica nessa época consistia em conservar asletras de origem das palavras, mesmo que não tivessem valor fonético algum. Como bem observou Coutinho (1976: 76), “um divórcio entre a língua falada e a escrita”.
Os estudos humanísticos nessa fase levaram os eruditos a procurarem sistematizar a grafia portuguesa, aproximando-a da latina. A esse respeito afirma Melo (1975: 242), “foi se complicando a grafia das palavras, por força da crescenteinfluência latina e meia-ciência dos escritores e tratadistas, de modo que se chegou a um insuportável estado de confusão e balbúrdia”.
Foram incorporados ao léxico com aspecto gráfico do latim não só os vocábulos novos, mas também os que já possuíam formas vulgares resultantes da evolução do latim para o português, como por exemplo, os vocábulos história, digno, benigno, maligno, os quais, segundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ortografia da Lingua portuguesa
  • Nova ortografia da lingua portuguesa
  • nova ortografia lingua portuguesa
  • Nova ortografia da língua portuguesa
  • ortografia da língua portuguesa
  • A nova ortografia da língua portuguesa
  • Manual de ortografia da Lingua Portuguesa
  • A nova ortografia da língua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!