O período pombalino

Páginas: 3 (564 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Período Pombalino
O Período Pombalino (1760 - 1808) leva esse nome devido às reformas realizadas na metrópole e nas colônias portuguesas, pelo primeiro-ministro de Portugal e Marquês de Pombal,Sebastião José de Carvalho e Melo.
Escolhido pelo rei de Portugal D. José I para ocupar o cargo de primeiro-ministro, Pombal tinha o objetivo de realizar reformas que recuperassem a economia portuguesatendo como plano de fundo a crise do Antigo Regime e a subida das ideias iluministas. Para colocar Portugal numa posição privilegiada em relação aos demais países europeus, era preciso focar na colôniaque tinha melhor economia, o Brasil.
Com a crise que Portugal sofria, foram muitos os que vieram para o Brasil e pela primeira vez havia mais pessoas livres do que escravos morando por aqui. Aprincipal atividade econômica da época era a mineração, porém foram criadas outras complementares o que acabou atingindo o máximo na criação do comércio interno. Com isso, Portugal aumenta a exploraçãosobre a colônia, realizando reformas administrativas e fiscais, que multiplicaram os impostos. Com o aumento da população era preciso um plano de educação que já estava sendo realizado pelos jesuítas.Mas o primeiro-ministro descontente com a falta de poder que a corte tinha sobre os jesuítas, os expulsa das terras brasileiras e portuguesas. Com eles levaram também a organização monolítica baseada noRatio Studiorium.
As escolas foram fechadas e foi realizada uma verdadeira reforma na educação. Pombal queria que os índios substituíssem o trabalho braçal da Amazônia, por isso criou a VilaPombalina a fim de controlar os indígenas. Existiam duas escolas dentro da vila, uma para as gurias e outra para os guris e todos estavam proibidos de falar qualquer língua indígena. Além disso, ele criouaulas régias de latim, grego e retórica, cada aula era dirigida por um único professor que em sua grande maioria eram despreparados para dar aula, ainda eram mal pagos, ou ficavam longos períodos sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Período Pombalino
  • Período Pombalino
  • Período pombalino
  • Período Pombalino
  • Período Pombalino
  • Periodo pombalino
  • Período Pombalino No Brasil
  • A Educação no período pombalino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!