O período democrático

Páginas: 14 (3460 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
O período democrático

Com o fim do Estado Novo, o Brasil ingressa na vida democrática. Vários partidos políticos de tendências diversas são formados. Entra em vigor uma Constituição liberal. O mundo também passa pó transformações políticas importantes. Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética, antes aliados contra nazi-fascismo, iniciam a Guerra Fria,passando a disputar áreas de influencia no planeta. O Brasil tomou posição ao lado dos americanos e rompeu relações diplomáticas com os soviéticos em 1947. O governo brasileiro começa a ser autoritário de novo e, naturalmente, escolhe como alvo os trabalhadores. A situação modifica-se um pouco com a volta de Vargas ao poder, com sua política ao poder, com sua política nacionalista e ações em favordo trabalhador. O conflito com as elites do pais e inevitável, terminando com o suicídio de Getúlio. As novas eleições conduzem ao poder Juscelino Kubitschek, aquele que pretendia fazer o Brasil crescer 50 anos em 5. Seu sucessor é Jânio Quadros, que oito meses depois da posse renuncia, provocando novo tumulto político. Em seu lugar entra João Goulart, que propõe reformas profundas para o país,entre elas a agrária. Porem, é impedido de realizar seu projeto reformista: os militares tomam o poder. Instala-se a ditadura, pondo fim ao período democrático.

As eleições presidenciais e a Constituição de 1946

O Brasil entra na era da democracia

Após a deposição de Vargas, os chefes militares entregaram a presidência da república a José Linhares, presidente do Supremo TribunalFederal. Naquele momento histórico, quando as potencias democráticas tinham vencido o nazi-fascismo, um clima de confiança nas liberdades democráticas tomava conta do pais. Os chefes militares tinham o firme propósito de garantir a realização de eleições presidenciais.
Nas eleições realizadas em dezembro de 1945, foi eleito presidente o general Eurico Gaspar Dutra (Partido Trabalhista Brasileiro),ambos de orientação getulista, formados ao final do Estado Novo. Convém lembrar que Getúlio teve uma saída honrosa do poder. Deixando a presidência sem abandonar a vida política, candidatou-se a senador , sendo eleito com expressiva votação.
Nessa mesma época, foi eleita uma Assembléia Constituinte para elaborar a quarta Constituição da republica, que substituiria a Constituição de 1937. Instaladaem 2 de fevereiro de 1946, a Assembléia Constituinte compunha-se de representantes das principais forças político-partidarias do país.
Depois de sete meses de trabalho legislativo, foi promulgada, em 18 de setembro de 1946, a nova Constituição brasileira. Era uma Carta liberal democrática. Do seu conteúdo, podemos destacar:
• Direito à liberdade de pensamento, de crença religiosa, deexpressão, de locomoção e de associação de classe.
A Constituição de 1946 vigorou ate 1964. Nesse período, caracterizado pó frande efervescência , foram criados diversos políticos que mobilizaram as massas populares. Apesar dos desencontros e dos inúmeros problemas, esse foi um período em que o país viveu a “experiência democrática”.

O governo Dutra (1946-1951)
A Guerra Fria e o anticomunismoA conjuntura internacional formada após o termino da Segunda Guerra Mundial (1945) exerceu profunda influencia sobre as diretrizes políticas assumidas pelo governo Dutra.
Os países vencedores dividiram-se em dois grandes blocos liderados pela União Soviética (URSS) e pelos Estados Unidos (EUA). O bloco aliado dos EUA era defensor do sistema capitalista e o bloco aliado da URSS defendiaos regimes de “esquerda” (socialismo e comunismo).
Disputando áreas de influencia no mundo, o bloco “comunista” e o bloco “capitalista” viveram um período de grandes tensões político-ideológicas, denominado Guerra Fria. Tendo em vista a possibilidade de um eventual confronto direto (“guerra fria”), os blocos trataram de aumentar suas forças militares, durante esse período, dando inicio à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • periodo democratico
  • Periodo democrático
  • periodo democratico
  • O periodo democratico
  • Período democratico
  • Periodo democratico no brasil
  • brasil periodo democratico
  • PERÍODO DEMOCRÁTICO ATUAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!