O período colonial a brasil contemporâneo

Páginas: 7 (1661 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Aula Tema: O período colonial: estrutura econômica, política e social
Aula Tema: Segundo Reinado: transformações socioeconômicas e a crise do império.
Aula Tema: A era Vargas e a política trabalhista.
Aula Tema: Ditadura militar: o AI-5, milagre brasileiro e os anos de chumbo
Aula Tema: Brasil contemporâneo: de Sarney a FHCAula Tema: Brasil contemporâneo: o governo Lula

Desenvolvimento

Nas escolas sempre nos fora ensinado que os portugueses descobriram o Brasil, porém segundo o historiador Boris Fausto esse termo é inadequado, pois quando os portugueses aqui chegaram encontraram terras já habitadas pelos índios. Fica fácil entender que a colocação, descobrimento, figura como uma conveniênciaportuguesa, que logo depois viria a estabelecer uma relação devastadora com os índios. Considerados seres inferiores, e preguiçosos, esta visão a respeito dos índios se perpetua até os dias de hoje, traduzindo-se em uma população indígena concentrada em aldeias, marginalizada, muitos deles dependentes de álcool e drogas, com baixa ou nenhuma educação formal, além de pouca referencia cultural do seupassado e com oportunidades escassas para melhoria do seu futuro.
A economia no período colonial começou com a produção de cana de açúcar, introduzida no Brasil, pelos portugueses, inicialmente utilizando-se da mão-de-obra indígena.
Em seguida foi à descoberta do ouro, que provocou um grande interesse da população portuguesa em vir para o Brasil, inicia-se ai uma grande migração branca, e ocomeço da grande mistura racial que temos hoje no Brasil.
No começo do sec. XIX, a vinda da família real, transformaria o Brasil em vários aspectos como arquitetura, habitação, costumes, artes, bem como nos aspectos econômico e social. Inicia-se ai o período do Império com D. Pedro I, que passou por um segundo período de regências até chegar ao segundo reinado, quando o Brasil foi governadopor D Pedro II (1840 – 1889). O segundo reinado foi palco de batalhas sangrentas como a guerra do Paraguai. Sob o aspecto econômico podemos observar no segundo reinado um incremento na produção de café, que viria a se tornar a principal atividade econômica do Brasil. O café trouxe grandes riquezas criando elites, introduziu um sistema bancário, a estrada de ferro, bem como um novo sistema políticoa partir de interesses e alianças.
A exploração cruel da mão de obra escrava dos negros, como ilustra o quadro “loja de Rapé” do pintor Debret, também se deu em torno da expansão do café. Com o fim da escravidão em 1888, o negro começou a depender de trabalhos marginais, já que os grandes proprietários do café optavam pelos imigrantes italianos, que representavam uma mão de obra barata emais qualificada. Não se pensou na condição do negro como cidadão livre. Todo esse processo manteve o negro afastado da educação, empurrando-o para serviços domésticos e braçais. É raro ver um negro exercendo profissões “nobres” como medicina e advocacia. O término do segundo reinado se deu com a proclamação da Republica. Sucumbiu dentre outros fatores, com o fim da mão de obra escrava.Deste ponto saltamos para a era Vargas. Getúlio Vargas chegou ao poder em 1930 o movimento operário estava em franca ascensão com o aumento do número de sindicatos e de trabalhadores sindicalizados no país. Essa crescente organização operária reivindicava melhores condições de vida e de trabalho e assustava as elites econômicas com suas manifestações, as passeatas, os comícios e as paralisações.Getúlio tratou de domesticar essa massa trabalhadora reivindicatória, institucionalizando velhos anseios operários, nesse sentido regulamentou a jornada de trabalho diária, regulamentou o direito a férias anuais remuneradas (15 dias) e deu início a aprovação de uma série de leis trabalhistas, que culminou com a criação do salário mínino.
Em uma época de jornadas estafantes e insegurança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil,do período colonial ao contemporaneo
  • O brasil do período colonial ao brasil contemporâneo do governo lula.
  • Economia no período colonial no Brasil
  • Brasil Período Colonial
  • Periodo pré-colonial do brasil
  • Periodo pre colonial no brasil
  • Educação no brasil
  • Periodo colonial no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!