O período colonial brasileiro: transformações e conflitos do século xviii e início do século xix

Páginas: 3 (549 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Professora:
Disciplina: História do Direito Brasileiro

Resumo Cap. 3: O período colonial brasileiro: transformações e conflitos do século XVIII e início do século XIX
Pouco antes daadministração de Marquês de Pombal o Brasil entrou no círculo do ouro com a descoberta das minas Gerias. Consequentemente foi estabelecida a autoridade real para controle da atividade mineradora. A legislaçãovisa a garantir a exploração do ouro e seu envio para metrópole. Este crescente controle e aumentos de impostos foram os motivos da Inconfidência Mineira, onde José da Silva Xavier (Tiradentes) foicondenando pelo crime de Lesa-majestade conforme previsto no Livro V das Ordenações Filipinas.
As invasões estrangeiras, os bandeirantes, as entradas, a mineração, pecuária, ação de missionários levaram atratados para definir limites e questões de direito internacional. Dentre eles o Tratado de Madri onde o Brasil adquiriu o traçado de seu território atual.
Com a guerra Napolônica e a ameaça doBloqueio continental da França, onde impediria o comércio da Inglaterra com o continente Europeu, Portugal por ser grande parceiro comercial da Inglaterra viu-se sem saída. Dom João VI fechou acordo com aInglaterra para transferir a corte portuguesa para o Brasil, pois não resistiria uma invasão Francesa a Portugal.
Em 1808 com a chegada da Família real ao Brasil para favorecer o comércio emodernizar a colônia o status econômico e jurídico do Brasil se transformou. Foi efetuada a abertura dos portos brasileiros para as nações amigas para que os produtos pudessem ser comercializados com outrasnações sem passar pela metrópole portuguesa. Com a presença da Família Real no Brasil, este se tornava sede do governo metropolitano. Rompendo os laços do pacto colonial.
A pressão inglesa emcontrapartida do auxílio dado para a transferência da família Real, foi assinado em 1810 um tratado de aliança e amizade que reduzia as tarifas alfandegárias preferenciais nos portos brasileiros. Este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transformações sociais do final dos seculos XVIII e XIX
  • Transformaçoes sociais do século xviii
  • Pedagogia nos séculos XVIII e XIX
  • Transformações artísticas do século XVIII e XIV
  • Economia catarinense no seculo xviii e xix
  • Laicização do conhecimento nos séculos XVIII e XIX
  • Resumo da História da Educação Brasileira no período entre século XVIII e XIX
  • As transformações econômicas e sociais do século xix

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!