O pequeno príncipe e o desenvolvimento da comunicação no ser humano

Páginas: 6 (1298 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
O PEQUENO PRÍNCIPE
E o desenvolvimento da comunicação no ser humano

ESCOLHA DO TEMA

- O Pequeno Príncipe e o desenvolvimento da comunicação do ser humano.

TEMA DEFINITIVO E DELIMITADO

- Uma análise da obra literária ‘O Pequeno Príncipe’ visando analisar os fatores que interferem nos processos do desenvolvimento comunicacional do ser humano durante a infância.

PROBLEMA DE PESQUISA- Além dos fatores econômicos, as relações familiar e social que o ser humano desenvolve durante a infância, possuem grande interferência em sua capacidade comunicacional durante a fase adulta?

HIPÓTESES DA PESQUISA

Além do fator econômico, uma boa estrutura familiar e social possuem forte influência no desenvolvimento comunicacional da criança.

JUSTIFICATIVA

O ser humano percebe anecessidade de se comunicar muito cedo e dedica esforços para poder interagir de forma a ser compreendido. Mais tarde, ele vê essa necessidade contemplada aos poucos, conforme vai adquirindo vocabulário, e começa a estreitar laços. É nessa faze que a criança começa a frequentar as escolas e passa a andar com seus semelhantes. A importância da comunicação se apresenta durante todas as etapas devida do ser humano e esta pesquisa visa validar que, além do fator econômico, o desenvolvimento da comunicação durante a infância é também influenciado pela estrutura familiar e social e que esse período irá impactar suas atitudes até a vida adulta.

OBJETIVOS GERAIS

Estudar e entender as influências do meio familiar e social sobre as crianças e identificar a partir da analogia de umainterpretação da obra ‘O Pequeno Príncipe’, alguns fatores influenciadores no desenvolvimento da comunicação humana.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar a importância do convício familiar e social no desenvolvimento comunicacional da criança e sua importância refletidas em sua fase adulta.

REVISÃO DE LITERATURA

“Do início do 2.° mês de vida até o final do 3.° ano, o ser humano se encontra no períodoa que chamamos 1.° infância. Nessa fase do seu desenvolvimento, o homem tem bem assinalados os interesses perceptivos até 8 meses, os motóricos dos 9 aos 24 e os glóssicos dos 24 aos 36. Nos oito primeiros meses, sensações e percepções visuais, auditivas e táteis vão dando à criança a noção do que é o mundo. Depois de 9 meses, ela tem uma grande atividade motórica, tanto que, com 12 meses já équase perfeita a habilidade preênsil e entre 10 e 15 meses estará andando sozinha. Aos 2 anos, quando todas as principais reações afetivas estão estabelecidas, a criança revela profundo interesse pela comunicação. A necessidade de manter contatos usando a linguagem é notável, tanto que faz o vocabulário aumentar, segundo Smith(1926), de 272 palavras com 2 anos para 446 com 2,5 e 896 com 3 anos. Asmeninas, segundo McCarthy, falam mais cedo e têm um vocabulário mais extenso.”

“Também conhecida como a idade pré-escolar, vai do início do 4.° ano até o final do 6.°. É a fase em que predominam os interesses lúdicos. A criança encontra-se num estágio de crescimento chamado 1.° estirão (4 a 6 anos) e as necessidades de atividade e convívio social respondem pelos interesses mais frequentes.Depois do 3.° ano, a crise da oposição (a criança vê nos pais opositores e se torna negativista) vai sendo superada. Aos 5 anos, mais ou menos, o menino já se identificou bem com o pai e a menina com a mãe. Esta, até então, estava mais ligada ao pai e o menino à mãe. Freud chamou essa ligação de “complexo de Édipo”, achando-a universal e devida ao impulso sexual. Com exceção dos psicanalistas, osdemais psicólogos acham que a menina é condicionada a amar mais o pai, porque durante suas aprendizagens êste poucas vezes a reforça negativamente, quase não a pune; muito pelo contrário, sempre a trata com o mesmo amor que dedicou à sua genitora. O menino encontra na mãe a amiga, que age mais ou menos como uma defensora, quando das investidas agressivas do pai. E quanto aos impulsos sexuais (o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FASES DE DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO
  • desenvolvimento do ser humano
  • a ludicidade no desenvolvimento do ser humano
  • O desenvolvimento
  • o desenvolvimento do novo ser o desenvolvimento do ser humano e ocorrido quando
  • Crescimento e desenvolvimento do ser humano
  • O desenvolvimento emocional do ser humano
  • Meios de Comunicação criado pelo ser humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!