o pensar!

Páginas: 2 (324 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Partindo do principio que os regimes autoritários e autoritários são o avesso da democracia, sabemos que por mais que nossa democracia não seja perfeita, ainda é melhor e mais preferívelque uma ditadura. O poder na democracia é legitimado pela vontade da maioria (povo), já nos regimes totalitários e autoritários e, por conseguinte nas ditaduras, o poder depende do prestigio eda força dos que a possuem. Assim, ambos cerceiam as liberdades individuais, exercem censura e dispõe de aparelho repressivo.
Na democracia o poder pertence ao povo (demos “povo”; kratiaou kratos que significa “poder”, “autoridade”), assim democracia como “governo do povo”, “governo de todos os cidadãos”. Por mais que ela não seja perfeita, e, portanto, uma má democracia elaainda nos da opção de exercer o conflito, a abertura e a rotatividade como afirma Marilena Chauí no livro Cultura e Democracia. Conflito, porque o divergir é inerente à sociedade, por isso,a discussão, o confronto, etc. Já a abertura na democracia, significa que a informação circula livremente e a cultura não é privilégios de alguns. E por último a rotatividade, onde todostêm os mesmos direitos, até mesmo de participar do poder, já que o lugar do poder é um lugar vazio (Claude Lefort).
Tudo isso que foi apresentado como características da democracia levando-nosa discussão, ao conflito, à divergência, os erros pelas más escolhas que acabam ocorrendo no exercício da democracia, de que um regime político opressor, repressor como o totalitarismo e oautoritarismo, que não permite aos seres humanos exercerem sua liberdade política e de expressão.
Portanto, como diz Norberto Bobbio: “É sempre preferível uma má democracia a uma boaditadura” a democracia não se constitui como um modelo a ser seguido, mas algo que se constrói pelo dialogo, pelo enfrentamento dos conflitos de opiniões divergentes, tendo em vista o bem comum.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eu pensar
  • A pensar
  • PARA PENSAR
  • Pensar
  • pensar
  • pensar
  • Pensar?
  • Pensar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!