"O pensar crítico na educação”

Páginas: 2 (352 palavras) Publicado: 12 de maio de 2011
“O PENSAR CRÍTICO NA EDUCAÇÃO”

A escola é uma instituição capaz de transformar os indivíduos. Nesse contexto, discutem-se os atos de refletir criticamente no seio da educação, à luz daLinguística Aplicada.
O professor, basicamente, é formado para moldar o seu corpo discente. Deste modo, compete ao educador não só alimentar seus alunos de conhecimentos, informações, mas sim ser umfacilitador na missão nobre de orientar todo os discentes, a fim de que os mesmos saibam pensar e criticar determinadas situações vividas no âmbito escolar. Reflexão, de acordo com a Filosofia “é omovimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo”. Neste esteio, consiste em uma introspecção, isto é, inspecionar a si mesmo, em torno de uma reflexão profunda acerca de situações quesão compreendidas, apreendidas e ensinadas.
De acordo com a Concepção de Lipman, há necessidade de transmitir as crianças o embasamento na arte de “educar para pensar”, a fim de que se tenha umdesenvolvimento do seu senso crítico e, por conseguinte, a efetiva cidadania concretizada, nos termos da Carta Magna de 1988. O escopo maior é formar pessoas que possam investigar as bases da educação e,desta forma, a Linguística Aplicada não fique balizada tão-somente ao ensino de línguas, a elaboração das regras ortográficas, técnicas de alfabetização.
O professor do século XXI é aqueleprofissional que além de formar, informar o seu aluno, buscar fazer com que o mesmo tenha a possibilidade de ser capacitado a realizar julgamentos dentro de uma razoabilidade no contexto crítico, porintermédio da investigação científica, a qual deverá ser interdisciplinar no tempo e espaço. Pensar na educação é fazer com que o conhecimento não venha ser do que um meero conhecimento, mas sim umaepistemologia no âmbito educacional, com o intuito de ser vislumbrada na pragmática da Linguística Aplicada com preceitos contemporâneos em busca da evolução da linguística de cada um dos cidadãos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANÁLISE DE TEXTOS DIVERSOS: INSTRUMENTO PARA DESENVOLVER O PENSAR CRÍTICO E REFLEXIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • Educação para o pensar
  • Pensar a educação Musical como Cíência
  • O PENSAR EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE
  • Resumo crítico filosofia da educação
  • Resumo Critico de educação inclusiva
  • Educação Ciência e Tecnologia um re-pensar
  • Educando para o Pensar Educação e Construção do Conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!