O Pensamento Ratzeliano E A Quest O Colonial

4221 palavras 17 páginas
O pensamento ratzeliano e a questão colonial

Introdução
A geografia de Friedrich Ratzel aparece como uma tentativa de explicação da diversidade humana na superfície da Terra, baseada em uma teoria da organização [...] Trata-se de uma visão organicista fundamentada na história do devir do Estado. Confrontado às múltiplas adaptações dos homens e das sociedades aos seus ambientes, Ratzel elabora um sistema de classificação que repousa sobre alguns postulados maiores [...], dos quais o principal parece ser o imperativo de crescimento dos povos e da expressão orgânica de seu desenvolvimento, o Estado.
Com efeito, para Ratzel, uma sociedade que não cresce e que não se estende é uma sociedade decadente, fraca e sem futuro, que será empurrada para fora do cenário histórico por uma sociedade mais forte. Ele concebe, então, a idéia de uma hierarquia dos povos, em função dos respectivos domínios e expansão territorial. [...] Daí o interesse do estudo de sua obra, para captar o papel do saber geográfico em relação com as aventuras coloniais e, mais essencialmente, para captar a importância das relações que unem as ciências humanas à política. Este último elemento se exprime, antes de tudo, [...] pela fidelidade do discurso ratzeliano a um projeto expansionista ligado à concepção hegeliana do Estado e, mais precisamente, aos laços que Ratzel mantém diretamente com um certo número de associações que lutam pela grandeza da Alemanha.
Vamos demonstrar que o edifício ratzeliano se constrói através de um empréstimo à filosofia hegeliana do Estado e às teses do darwinismo social [...] transitando principalmente por autores como Herbert Spencer, Ernst Haeckel e Oscar Peschel [...]. Para isso, voltar-nos-emos para a filosofia da história ratzeliana, historicista em última instância, no sentido dado por Karl Popper a esta noção (Popper, 1988, p. 7, 164 e 200): uma abordagem que, de um lado, "faz da predição histórica o principal objetivo" das ciências sociais; de outro lado,

Relacionados