O pensamento político de platão

Páginas: 22 (5479 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2012
O Pensamento político de platão

ATENAS, AMBIENTE POLÍTICO E INTELECTUAL

O período que decorreu entre 450 a 400 a.C. constituiu o período áureo da grande Atenas. Foi um período de mudanças políticas e sociais profundas com uma atividade intelectual e artística intensa.

No séc. V a.c., Atenas foi, na realidade, a maior das cidades-estados gregas. No auge do seupoderio e esplendor, deve ter tido uma população total de aproximadamente 300.000 habitantes, dos quais 40.000 eram cidadãos, 110.000 escravos e os restantes gregos residentes na cidade, embora não de ascendência ateniense.

Porque é que esta cidade deu ao mundo, no espaço de poucas décadas, não só parte do que há de melhor no campo da arte - como as esculturas de Fídias e o esplendor do Partenon -mas também no campo da produção intelectual ? Eis aqui uma questão a qual nunca foi possível dar uma resposta satisfatória. É o "milagre Grego".

Após a crise da tirania, no séc. VI a.c., a maioria das cidades gregas e, sobretudo Atenas, animaram-se de uma vida política extraordinariamente intensa. O exercício do poder e a gestão dos negócios públicos tornaram-se, no dizer de Marrou (1966:pág.83) "a ocupação fundamental, a atividade mais nobre e mais apreciada do homem grego, o supremo objetivo da sua ambição".

Os antigos atenienses eram pessoas muito práticas. Obtinham dinheiro com facilidade, tinham bons engenheiros, estavam bem equipados em termos militares e navais. Para eles a filosofia, a procura do conhecimento e da verdade como um fim em si mesmos, era vista como umaatividade vã e desnecessária à existência humana. Foi por este motivo que Anaxágoras não foi muito bem aceito.


No entanto, com a vitória sobre os Persas, Atenas enriquece extraordinariamente e a população começa a interessar-se por outros assuntos e a aproveitar os tempos de verdadeira prosperidade. A arte, o teatro, a poesia, a música e a filosofia começaram a ter lugar na vida dos atenienses.Graças ao desenvolvimento econômico, Atenas estabelece cada vez mais contactos com outros povos, gentes e raças.

Homens de letras, artes e ciências provenientes de várias regiões vinham a Atenas e aí permaneciam em intensa troca de saberes, numa animada circulação de ideias. Poetas, pintores, escultores, arquitetos, cientistas, filósofos, advogados, políticos, etc., reuniam-se e trocavamimpressões entre eles e com a comunidade ateniense.

OS SOFISTAS

Foi neste ambiente de intenso cosmopolitismo que os sofistas apareceram! Numa altura em que a política era ocupação fundamental dos cidadãos, em que era cada vez mais importante a escolha das pessoas adequadas para gerir a cidade, em que, como adiante veremos com maior detalhe, a palavra se revela de decisiva importância."argumentava-se muito em Atenas, tanto em particular como em público: processos políticos, autos parlamentares de exame da moralidade, prestações de contas(...). O homem eficaz é aquele que se impõe ao adversário, diante de um júri ou perante os juizes. Os oradores hábeis - declarará em casa de Platiranos o sofista Polo de Agrigento - podem, como os tiranos, fazer com que se condene à morte, àconfiscação ou ao exílio quem lhes desagrada" (Marrou, 1966: pág.91).



Como sabemos, a velha constituição aristocrática fora substituída pela constituição de Clístenes. Todos os habitantes livres da Ática foram admitidos à cidadania pelo que passaram a poder exercer funções nos tribunais populares ou na assembleia. Muitos funcionários eram escolhidos por sorte e a assembleia popular tinhaenormes poderes, entre os quais o poder de ostracismo, isto é, do banimento, por voto secreto, de qualquer cidadão considerado perigoso ao bem estar público.
Foi neste contexto verdadeiramente democrático, onde o interesse público era defendido pela palavra que os sofistas surgiram. Eles vinham colmatar uma dificuldade sentida por aqueles que ambicionavam o poder...
A época de Péricles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pensamento politico de Platão
  • Pensamento politico Aristóteles e Platao
  • O Pensamento político de Sócrates e Platão
  • O pensamento político da antiguidade
  • Diferenças entre platão e maquiavel no pensamento político
  • pensamentos de platao
  • O pensamento de Platão
  • o pensamento de platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!