O Pensamento Pedag gico Iluminista Texto I Gadotti sintese

825 palavras 4 páginas
O Pensamento Pedagógico Iluminista
Capítulo 7. Pp. 87-93
Em meados do século XVIII surge o pensamento iluminista, qual acabou fortalecendo-se com a Revolução Francesa, na época em que se buscavam as liberdades individuais contra os dogmas da Igreja, uma ótica teocêntrica que influenciava a Europa desde a Idade Média, e o despotismo dos governantes. Os pensadores iluministas tecem teorias sobre o conceito de Estado e cidadão, onde a partir dessas discussões filosóficas surge o tema educação, que é valoroso para a manutenção do Estado.
“Entre os iluministas destaca-se JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712-1778), que inaugurou uma nova era na história da educação. Ele se constituiu no marco que divide a velha e a nova escola. (...) Rousseau resgata primordialmente a relação entre a educação e política. Centraliza pela primeira vez o tema da infância na educação.” (pág. 87)
Nesse momento passa existir uma real preocupação com a formação do cidadão, pois agora esse tem de ser qualificado para exercer seu direito que garante sua igualdade, o ato de votar, afetando diretamente a manutenção do Estado. Entretanto, a formação educacional desse cidadão passa a ser muito discutida no século XVIII.

“O século XVIII é político-pedagógico por excelência”. As camadas populares reivindicam ostensivamente mais saber e educação pública. Pela primeira vez um Estado instituiu a
“Obrigatoriedade escolar (Prússia, 1717).” (...) “Nunca anteriormente se havia discutido tanto a formação do cidadão através da escola como durante os seis anos de vida da Revolução Francesa.” (pág. 88) Nesta etapa surge uma série de filósofos embasados nas ideias iluministas, pensando em novas maneiras para a formação do cidadão. Visto que é um momento de transição da monarquia para a república da Revolução Francesa, assim como a transição do controle da educação da Igreja para o Estado. Partindo de Rousseau qual influenciou muitos pensadores da época. Embasado na teoria natural do homem, sustentava que a

Relacionados