O pensamento pós contemporaneo

Páginas: 5 (1243 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2012
1. Introdução



A filosofia antiga nasceu de uma necessidade em explicar o mundo com explicações reais. O nascimento da Filosofia ocorre em meados do século 7 a.C na Grécia Antiga com a passagem de logos ao mito nas investigações dos Filósofos Pré-Socráticos, que formulam teorias sobre a natureza e a origem do mundo a partir da razão, sem recorrer às explicações míticas tradicionaisna civilização, surgiu também como meio de buscar conhecimento diferentes daqueles apresentados pela mitologia, num tempo onde a religião explicava desde os fenômenos da natureza até os fatos cotidianos “O mundo era interpretado pela mitologia,por isso existiam os deuses para tudo. A resposta para as coisas eram sempre por que deus quis.” Chegou o momento, no entanto, em que o mito não dava maisconta de explicar tantas novidades.

Modernamente, a teoria do conhecimento é um ramo da filosofia que estuda a possibilidade e a capacidade humana de conhecer a realidade opondo-se a metafísica. A história da filosofia em perspectiva o conhecimento filosófico apresenta textos e autores que fundamentam nosso conhecimento até hoje. Antes do aparecimento da ciência como temos hoje, a filosofiafoi a única forma de conhecimento no mundo durante muitos séculos. Os filósofos tratavam o conhecimento de forma geral e explicavam um pouco sobre tudo. Era a busca da verdade de modo racional. A filosofia antiga nasceu de uma necessidade em explicar o mundo com explicações reais.













































2. O PensamentoPós-Contemporâneo

Ao imaginarmos as dificuldades do homem antigo para explicar eventos da natureza, como noite, chuva e fogo; ou atitudes e sentimentos humanos, como violência, guerra, medo e amor? Em diferentes civilizações, as primeiras buscas de respostas convincentes resultaram no surgimento de mitos. Sua função era explicar o mundo construindo o saber que permitisse o homem um poucomais de poder e controle sobre as coisas à sua volta.

O mundo contemporâneo também possui o seus mitos, por exemplo, algumas celebridades, muitas vezes, criadas e impostas pela mídia como modelos para o modo de ser e viver das pessoas. Os mitos na Antiguidade, dos quais os gregos são os mais conhecidos, não eram pessoas, mas personagens de narrativas espontâneas que procuram dar sentido aomundo e à existência do homem. Por meio de figuras fantásticas, deuses e heróis, o homem tentava compreender os mistérios que o cercavam: o mundo divino ou heroico servia de modelo para o mundo humano. O pensamento mítico teve uma longa duração e, ainda hoje, ajuda a revelas a história de importantes civilizações.

Segundo Aristóteles, o mito pode ser o contrário da verdade, mas também podeser próximo a ela. Nesse aspecto, aproxima-se do senso comum, isto é do pensamento baseado em aparências, tradições e especulações, mas também pode ser um caminho para explicar ou resolver um determinado problema. O mito é uma forma simbólica e não científica de explicação dos fenômenos à nossa volta, é comum em todas as culturas e ainda sobrevivem.

Por outro lado, os mitos pretendem serexplicações definitivas e universais dos fatos, mas costumam ser parciais e distantes da realidade imediata. Por não entendermos ou não tentarmos entender de maneira rigorosa, os motivos dessa distância, eles se tornam explicações falhas, gerando em muitas pessoas, acomodação, dependência e passividade. Essa postura da maioria foi a motivação para os filósofos buscarem outras explicações para arealidade.

Isso não quer dizer que os mitos devam ser tratados negativamente. Algumas pessoas acreditam que eles são explicações mentirosas ou desenvolvidas com o objetivo de enganas, mas é importante evitar preconceitos. Afinal, muitas vezes o mito pode ser a única explicação possível, devido às condições de análise disponíveis, à falta de possibilidades técnicas de estudo ou à falta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pensamento contemporaneo
  • Pensamento Contemporâneo
  • O pensamento contemporâneo
  • As vertentes do pensamento jurídico contemporâneo.
  • Correntes do pensamento contemporâneo
  • Pensamentos filosóficos contemporâneo
  • genese do pensamento contemporaneo
  • Heresias no pensamento contemporâneo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!